ABEAR faz balanço do setor aéreo em encontros com MInfra e SAC

Da esquerda para a direita: Eduardo Sanovicz (ABEAR), Ronei Glanzmann (SAC) e Marcelo Pedroso (IATA)

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, reuniu-se ontem (13) com o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, e com o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, para fazer um balanço da aviação comercial brasileira durante 2021. No encontro, Sanovicz aproveitou para agradecer o trabalho colaborativo com o MInfra e a SAC para a retomada do setor aéreo.

“É uma satisfação ombrear com os senhores essa agenda da aviação. As empresas resistiram à crise causada pela pandemia e é uma alegria fazer parte e cooperar para encontrar respostas”, afirmou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

SAC

“O papel da ABEAR neste ano foi fundamental, assim como em 2020, pois o setor atravessa a maior crise de sua história. Isso demanda muita articulação entre o poder público e as empresas privadas de modo que a gente consiga sobreviver. Medidas regulatórias, políticas públicas e investimento em infraestrutura foram fundamentais e tudo isso contou com participação ativa da ABEAR nesses trabalhos”, disse Glanzmann. “Outro ponto importante de destaque foi o papel da ABEAR e das empresas aéreas no transporte das vacinas, equipamentos de proteção vindos da China e distribuição das vacinas internamente. Conseguimos levar vacinas para todas as capitais mais importantes do país”, acrescentou o secretário nacional de Aviação Civil.

ABEAR

“As reuniões que tivemos com Marcelo Sampaio e Ronei Glanzmann tiveram como objetivo, primeiro, reconhecer a parceria, o trabalho conjunto e o esforço desses últimos 22 meses duríssimos. Também reconhecemos que a atuação deles foi decisiva para atravessar a crise prontos para a retomada e crescer de novo. Também fizemos uma avaliação dos cenários e desafios que temos pela frente, destacadamente com a explosão do custo do querosene de aviação e com uma agenda fundamental para construir uma política para implementação do combustível sustentável para a aviação num futuro bem próximo”, afirmou Sanovicz. Também participou da reunião com o secretário de Aviação Civil o diretor de Relações Externas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) no Brasil, Marcelo Pedroso.