ABEAR é homenageada no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Nesta quarta-feira (5), o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil realizou um evento em homenagem aos profissionais responsáveis pelo sucesso alcançado pelo setor de aviação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Estiveram presentes parlamentares, autoridades, representantes de órgãos públicos, instituições e empresas do setor aéreo.

O ministro Maurício Quintella Lessa ressaltou a importância do planejamento que o setor teve ao se preparar desde 2011 para os grandes eventos que iriam desembarcar no Brasil antes dos jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. “Nas Olímpiadas, competimos pela excelência e pela capacidade de fazermos o certo. Em relação às Paralímpiadas, proporcionamos uma experiência incomum para os demais países: nossa capacidade de receber bem as pessoas. Agora, o setor da aviação civil não é um conjunto composto por diversas entidades. Nós todos somos o setor”.

Números relacionados a pontualidade, por exemplo, ilustram o resultado positivo do trabalho com recordes. As companhias aéreas brasileiras registraram pontualidade de 94,8% durante as Olimpíadas, enquanto nas Paralimpíadas alcançaram a marca de 95,3%.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR foi uma das instituições homenageadas. Eduardo Sanovicz, presidente da entidade, recebeu o certificado de reconhecimento a instituições privadas que ajudaram a organizar o setor aéreo brasileiro das mãos de Leonardo Cruz, Secretário de Aeroportos.

Segundo Sanovicz, a cooperação, parceria e o trabalho coordenado de mais de 30 organizações públicas e privadas permitiu que as empresas aéreas cumprissem e mantivessem as metas de transportar passageiros com qualidade, segurança e eficiência. “Entre todos os marcos e recordes mencionados, creio que fica a marca de pontualidade superior a 95% durante os eventos, melhor do que nos Jogos Olímpicos de Londres e Pequim. Acreditamos que o ciclo de eventos que o Brasil recebeu se encerra, de fato, com uma medalha de ouro para toda a aviação”.