ABEAR e entidades do setor debatem retomada da aviação com o Ministério da Infraestrutura

Da esquerda para a direita, os participantes da reunião com o Ministério da Infraestrutura: Marcelo Pedroso (diretor de Relações Externas da IATA no Brasil), José Ricardo Botelho (diretor e CEO da ALTA), Eduardo Sanovicz (presidente da ABEAR), Dany Oliveira (diretor da IATA no Brasil), Marcelo Sampaio (secretário executivo do MInfra), Juliano Noman (diretor-presidente da ANAC) e Ronei Glanzmann (secretário nacional de Aviação Civil – SAC) (Foto: MInfra/Divulgação)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) discutiu hoje (11), em reunião com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o atual cenário da aviação comercial no Brasil e medidas que podem contribuir para a retomada definitiva do setor, em conjunto com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais no Brasil (JURCAIB). A pasta foi representada pelo secretário executivo do Ministério, Marcelo Sampaio, e pelo secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann. O encontro contou também com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman.

“Esse encontro une todas as entidades em voz única de diálogo junto ao Governo Federal. É um fato histórico e positivo termos uma mesa de debates com o Ministério da Infraestrutura, que nos propicia essas discussões e contribui para que, juntos, possamos trazer a aviação brasileira para um ambiente cada vez mais alinhado ao mercado internacional”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, que solicitou em conjunto com as entidades apoio da pasta para debater o Projeto de Lei 2337/21, que deve gerar ao setor um custo adicional de aproximadamente R$ 5 bilhões por ano, e que será votado pela Câmara dos Deputados.

“Para o MInfra é um dia histórico, pois estamos vendo o setor todo unido e em busca de construir uma aviação civil cada vez melhor. A gente fica muito satisfeito com a proatividade das associações, da indústria e das companhias aéreas em trazer contribuições tão importantes para o país. Junto com o setor, vamos construir uma aviação sempre mais eficiente e com mais capacidade de entrega para a sociedade”, disse o secretário executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

As entidades foram representadas pelo diretor da IATA no Brasil, Dany Oliveira, o diretor de Relações Externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso, e o CEO e diretor da ALTA, José Ricardo Botelho.

Acesse todas as notícias