ABEAR e entidades debatem o setor aéreo no Instituto Brasileiro de Infraestrutura

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, e o gerente de Relações Institucionais da entidade, Renato Rabelo, participaram quinta-feira (21) de uma mesa redonda sobre o transporte aéreo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) em parceria com a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) da Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado federal Paulo Alexandre (PSDB/SP). O evento contou com a participação de representantes de entidades do setor aéreo e parlamentares.

“É importante e necessário termos o setor aéreo nesses debates com o Instituto e a Frente Parlamentar. Para nós do IBI é uma honra recebermos vocês, os principais representantes do setor, para discutirmos os principais temas do modal aéreo”, disse o diretor-presidente do IBI, Mario Povia.

“Nosso setor ainda não conseguiu superar os desafios que nos acompanham há anos, impostos principalmente pela crise na pandemia. Precisamos olhar para esta agenda como uma pauta ampla, pois não é só a empresa aérea e o aeroporto que encaram desafios: é um sistema e ele precisa ser considerado na medida que formos discutindo esta pauta nesta e em futuras reuniões. Precisamos trabalhar juntos por uma mudança de engajamento do Legislativo. Este é o nosso desafio”, afirmou Jurema Monteiro.

O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, destacou a importância do debate e o engajamento do setor aéreo em pautas conjuntas. “O setor aéreo, dos regulados, é um setor muito rico e promissor, pois os incentivos estão muito alinhados: todo mundo quer expandir, quer infraestrutura e quer avançar em temas que vão na mesma direção. Isso não deixa de ser uma grande fortaleza, que a gente não vê em outros setores, essa convergência. É um setor que enxerga a importância e o tamanho da responsabilidade que tem, sempre ao lado do Poder Público”, disse.

“A aviação é um setor de utilidade pública. As empresas aéreas transportaram gratuitamente as vacinas da Covid-19 e movimenta também órgãos e itens para transplantes diariamente, num projeto que é muito destacado pela ABEAR. Agora estamos iniciando também um programa nesse sentido com a aviação geral. Custo do combustível é uma pauta que temos que avançar bastante, pois temos problemas na precificação e distribuição do QAV no Brasil. Precisamos simplificar esta pauta”, pontuou o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira.

“Hoje a aviação é o grande modal de transporte. Precisamos fazer com que a população entenda o papel e o tamanho da aviação. Que o brasileiro seja um defensor do setor, destacando sua importância para seus pares”, disse o deputado federal e integrante da FPPA, Flavio Nogueira (PT-PI). Participaram também da mesa redonda representantes da Aeroportos do Brasil (ABR), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Rede Voa de Aeroportos, SJK Airport e dos escritórios de advocacia Fenelon e Demarest.