ABEAR e entidades da aviação debatem importância da MP do Voo Simples

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e demais entidades do setor aéreo debateram nessa terça-feira (22) a importância do Voo Simples, programa lançado em outubro de 2020 pelo Ministério da Infraestrutura para simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios do setor, que deve ganhar uma Medida Provisória para atualizar o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). A reunião foi promovida por meio de videoconferência da Seção V de Transporte Aéreo de Cargas e Passageiros da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, participaram da reunião. “O nosso Código é da década de 80 e até hoje não conseguimos alterar ele. E a aviação avançou muito neste período”, disse Glanzmann, destacando a necessidade de reforma do CBA, para que o documento esteja mais alinhado ao cenário atual da aviação brasileira. “Quando a gente pensa em retomada, temos que pensar em fazer uma aviação melhor do que era antes da pandemia. Precisamos tomar essas medidas e sabemos que o setor está ainda sofrendo. Quanto antes mudarmos o ambiente regulatório, melhor”, afirmou Noman, acrescentando que a MP do Voo Simples é importante para a desburocratização do setor.

“A seção V da CNT tornou-se o fórum mais representativo das entidades setoriais. Essa reunião de hoje, além de ampliar o debate do setor aéreo, serviu para referendar o apoio da ABEAR e todas as entidades aqui presentes ao Voo Simples”,  disse o presidente da ABEAR e vice-presidente da CNT, Eduardo Sanovicz.

Participantes

A reunião foi acompanhada também por representantes de associadas ABEAR (GOL, LATAM e RIMA), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais no Brasil (JURCAIB), Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA), Associação Brasileira da Aviação Geral (ABAG), Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo (SNETA) e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG).