ABEAR e entidades apresentam agenda 2021 do setor aéreo para nova diretoria da ANAC

Da esquerda para direita: Rafael Faria (diretor da ANAC), Tiago Pereira (diretor da ANAC), Eduardo Sanovicz (Presidente da ABEAR), Juliano Noman (diretor da ANAC) e Virginio Corrieri (chefe de Operações e Segurança da ALTA) (Foto: ABEAR/Divulgação)

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, participou ontem (2), em Brasília (DF), da primeira reunião das entidades do setor aéreo com a nova diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que tomou posse no último mês. Sanovicz apresentou, juntamente com representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e da Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais no Brasil (Jurcaib), os temas que devem movimentar o debate sobre aviação comercial no Brasil em 2021.

Antes de citar alguns dos principais pontos que devem gerar debate nos próximos meses, Sanovicz não deixou de destacar a união de todas as entidades neste atípico ano de 2020. “Construímos uma prática de atuação conjunta em praticamente toda a agenda entre ABEAR, IATA, ALTA e Jurcaib. Isso tem contribuído para que nos movimentemos juntamente em temas regulatórios, tributários, operacionais, entre outros. Em todos esses temas a gente tem encontrado 100% de convergência”, ressaltou. Ele saudou também os novos diretores, Rafael Botelho Faria, Tiago Pereira, Juliano Noman, Rogério Benevides e Ricardo Catanant (estes últimos dois participaram da reunião por videoconferência). “Quero deixar registrado o quanto essa diretoria tem qualidades incrivelmente positivas”, afirmou.

Alguns dos temas destacados por Sanovicz para debate em 2021 foram a revisão da precificação do querosene de aviação, a alta judicialização no setor, um programa de desenvolvimento da aviação regional e um programa de estímulo a viagens, atuando juntamente com a cadeia do turismo para acelerar a recuperação da economia. Por fim, o presidente da ABEAR reforçou o apoio integral da entidade ao Voo Simples, programa do Governo Federal que moderniza regras da aviação e melhora o ambiente de negócios no setor. “Queremos ajudar a ANAC a debater este tema juntamente com o governo”, disse.

Estiveram presentes também na reunião o diretor da IATA na Brasil, Dany Oliveira, o diretor de Relações Externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso, o presidente da Jurcaib, Robson Bertolossi, o chefe de Operações e Segurança da ALTA, Virginio Carrieri, e os assessores de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro e Renato Rabelo.

Acesse todas as notícias