ABEAR e associadas participam da formatura da 5ª turma do curso em Gestão da Aviação

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, participou nesta sexta-feira (29) da cerimônia de formatura da quinta turma do curso de certificação internacional em Gestão da Aviação, ministrado pela Embry Riddle Aeronautical University (ERAU), uma das universidades de aviação mais respeitadas no mundo, sediada nos Estados Unidos. Com início em agosto de 2020, a quinta turma contou com 30 alunos, sendo grande parte colaboradores das associadas GOL e LATAM Brasil, e foi a primeira a realizar todo o curso durante a pandemia.

A iniciativa, que integra o Programa Capacitar, é promovida pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e tem gestão do Instituto de Transporte e Logística (ITL), instituições vinculadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT). A solenidade foi realizada na unidade do SEST SENAT em Santo André (SP).

“Cada vez que uma turma se forma, eu sinto que valeu a pena cada minuto e cada momento. Não só o que nós dedicamos e seguimos dedicando para que as turmas se mantenham, mas também o que significa olhar para você e todos os parceiros que estão aqui e ter a sensação de que entregamos mais um grupo de profissionais extremamente qualificados”, afirmou Sanovicz, ressaltando a importância dos formandos para planejar o futuro da aviação.

CNT

A responsabilidade de pensar no futuro do setor também foi ressaltada pelo presidente da CNT, Vander Costa, que gravou uma mensagem transmitida na cerimônia. “Vocês agora têm pela frente importantes desafios. O modal aéreo precisa da rica contribuição de vocês, para pensar os necessários novos modelos de negócio e diversificar operações a fim de superar, de uma vez por todas, a crise provocada pela pandemia, e abraçar em definitivo o futuro”, disse.

ERAU e ITL

As dificuldades de iniciar e encerrar o curso, durante a pandemia, foram pelo chanceler da ERAU, John Watret. “A jornada de vocês para chegar a este momento foi de compromisso. Especialmente nestes dois anos, os efeitos da pandemia criaram desafios como nunca. Vocês demostraram resiliência e dedicação. Como futuros líderes da indústria de aviação no Brasil, serão capazes de compartilhar suas experiências, enfrentar os novos desafios a nossa frente e resolvê-los. Estou orgulhoso do trabalho que vocês fizeram”, afirmou.

A diretora-adjunta do ITL, Eliana Costa traçou um paralelo entre os desafios do curso e os vividos pelo setor nos últimos dois anos. “Vocês iniciaram a turma dentro de uma pandemia e estão finalizando o curso antes mesmo dela acabar. Demostraram que têm a força, a resiliência e a capacidade de enfrentar desafios. É isso o que o nosso setor vem enfrentando. O setor de transportes vem sendo desafiado frequentemente e nós sabemos que somos capazes de superar isso tudo”, disse.

GOL e LATAM

Por videoconferência, o CEO da LATAM AIRLINES Brasil, Jerome Cadier, reforçou o papel de destaque que os profissionais terão para desenhar as soluções para um setor aéreo em transformação. “O curso de vocês foi diferente e o futuro desta indústria vai ser diferente. A gente ain da não saiu da pandemia, mas está vivendo um setor de aviação que mudou e vai continuar mudando profundamente, não só o impacto de tecnologias, mas também a mudança de perfil, a pressão por temas de sustentabilidade, o impacto no clima, a dependência ainda profunda dos combustíveis fósseis, e a revolução tecnológica. A formação de vocês é fundamental para desenharem esta indústria e este setor pós-pandemia”, afirmou.

O presidente da GOL, Paulo Kakinoff, ressaltou a paixão pela aviação como uma das principais motivações para ter êxito dentro da indústria. “Estamos no quinto maior mercado de aviação do mundo. Temos uma das aviações mais seguras e eficientes em comparação com qualquer mercado. Em muitas métricas comparativas, estamos nas primeiras posições. Isso dá uma dose de responsabilidade, mas ao mesmo tempo renova a nossa confiança, gratidão e satisfação de saber que esse legado será de uma maneira ainda mais brilhante conduzido e construído daqui para frente”, finalizou.