ABEAR e associadas dão boas-vindas à 5ª turma do curso em Gestão da Aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e suas associadas GOL e LATAM participaram hoje (26) da aula inaugural da 5ª turma do curso em Gestão da Aviação, destinado aos colaboradores das empresas aéreas associadas. A atividade integra o Programa Capacitar da ABEAR, é financiada pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e tem gestão do Instituto de Transporte e Logística (ITL), instituições vinculadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT). As aulas são promovidas em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), conceituada universidade norte-americana de aviação (saiba mais sobre o curso clicando aqui)

A cerimônia de abertura, acompanhada pelos novos 30 alunos e convidados, foi conduzida pelo diretor-executivo da ERAU para as Américas Central e Sul, Israel Treptow. O evento foi realizado de forma online. O presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Vander Costa, foi o primeiro a saudar os estudantes. “Desde o início desta parceria, as empresas aéreas compreenderam a importância dessa formação para seus colaboradores. Iniciar este curso em um momento de pandemia tem um significado diferente, pois mostra de forma efetiva que a CNT acredita em um futuro promissor para setor, que a ciência vai vencer o novo coronavírus e voltaremos a crescer no transporte de passageiros e cargas no Brasil e no mundo”, disse.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, por sua vez, falou da importância da parceria com CNT, SEST SENAT e ITL no programa Capacitar, em que 493 colaboradores já frequentaram esse e outros cursos, destacando um estudo produzido em sala de aula que ajudou o setor a reduzir custos na indústria. “Na terceira turma do curso, um dos projetos de conclusão foi sobre o percentual de combustível de reserva utilizado nas aeronaves. Esse trabalho gerou um debate com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que resultou em uma alteração na regra brasileira e resultou numa economia de US$ 5 milhões por ano nas operações domésticas de cada uma das empresas associadas à ABEAR. Isso mostra como esse curso e essa parceria é vital para o nosso setor”, afirmou. Sanovicz falou também sobre o cenário atual da aviação. “Sabemos que 2020 é o ano mais desafiador da nossa história, nunca vivemos uma crise como essa. Portanto torna-se ainda mais relevante um espaço como este proporcionado pelo curso, de reflexão, debate, avaliação e construção de projetos que possam impactar não só o setor aéreo, mas toda a cadeia produtiva do transporte”, disse.

A GOL foi representada pelo assessor da presidência, Alberto Fajerman, que comentou sobre a importância dos estudos na carreira de um profissional do setor. “Tenho certeza de que esses alunos, ao término do curso, irão colaborar para que o transporte aéreo no Brasil, que prima pela excelência, seja ainda melhor”, disse. A gerente de RH da LATAM Brasil, Fabiana de Meneses, destacou o quanto esta formação é única e importante para o setor e deixou uma mensagem aos estudantes: “Permaneçam focados no autoconhecimento de vocês e parabéns a todos os escolhidos para frequentar esta turma. Sintam-se privilegiados e responsabilizados para fazerem a diferença”.

A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou a atuação do sistema na capacitação dos profissionais de transportes em todo o Brasil e destacou a parceria com a ABEAR nos programas Capacitar, voltado para a capacitação de profissionais do setor, e Bem Estar, que dá aos colaboradores das empresas associadas acesso às estruturas recreativas do SEST SENAT em todo país, acompanhamento com profissionais de saúde, entre outras atividades. Por fim, parabenizou os alunos selecionados.

O diretor do ITL, João Victor Mendes, comentou que esta foi a turma mais concorrida desde o início do curso. “Foram 105 inscrições, nosso recorde. Nós, juntamente com SEST SENAT, CNT e ABEAR, acreditamos muito no potencial de vocês. É um projeto que tem quebrado paradigmas e tem proporcionado mudanças significativas, do ponto de vista de processos e de economia, nas empresas aéreas. Parabenizo a todos pelo empenho e espero que em breve possamos nos encontrar pessoalmente”, afirmou. Eliana Costa, assessora especial do ITL, destacou que 521 colaboradores do setor aéreo já foram contemplados com bolsas da instituição, um investimento de aproximadamente R$ 21,4 milhões. “É um investimento expressivo, mas os resultados são maiores que isso. Tenho certeza pelos resultados que vocês dão às empresas. Aproveitem essa oportunidade que está sendo dada a vocês. Façam com otimismo e disposição”, disse.

O chanceler da ERAU, John Watret, também falou aos alunos. “Quero parabenizar os 30 selecionados que passam a integrar este programa. Nos próximos 15 meses vocês irão aprender com seus colegas e professores, com este programa voltado para a gestão, preparando vocês para serem líderes na aviação brasileira. Parabéns aos selecionados e desejo bons estudos!”

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, explicou para os alunos e convidados a atuação da confederação, as particularidades dos modais de transporte no Brasil, os entraves do setor, entre outros temas. No segundo bloco, os alunos conheceram a história da ERAU, a grade curricular, programa de mentoria, entre outros assuntos. No dia 31 de agosto os alunos irão acompanhar aulas online das disciplinas Liderança e Estatísticas na aviação.

Acesse todas as notícias