ABEAR destaca importância da aviação durante a pandemia e faz alerta sobre custos em evento da Comissão de Turismo da Câmara

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR (ao centro), participa do painel “Desafios para a retomada do transporte aéreo nacional e internacional”, ao lado do deputado federal Bacelar (esquerda) e do diretor de Relações Externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso (direita) (Foto: ABEAR/Divulgação)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) reforçou a importância da aviação comercial brasileira durante a pandemia e alertou sobre a alta de custos no setor, em painel apresentado hoje (30) no seminário “Turismo na Ordem do Dia – Perspectivas e tendências para o turismo no Brasil”, promovido pela Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara dos Deputados em Brasília (DF). O evento, realizado de 28 a 30 de setembro, reuniu entidades do setor de turismo, parlamentares e autoridades em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no último dia 27.

“Quando as vacinas chegaram, nós (as empresas aéreas) nos apresentamos para transportar gratuitamente por todo o país. Hoje posso dizer com muito orgulho que transportamos mais de 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo Brasil”, disse o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, no painel “Desafios para a retomada do transporte aéreo nacional e internacional”, apresentado juntamente com o diretor de Relações Externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso. Sanovicz ressaltou a importância de discutir dois temas que são essenciais para a redução da oneração do setor: o imposto cobrado sobre o leasing de aeronaves e a precificação e tributação do querosene de aviação (QAV), gargalo histórico do setor. “Estamos ainda atravessando uma crise. A gente não pode se enganar, pensar que já acabou. Hoje estamos chegando a 74% da malha aérea doméstica no ar e 23% da malha aérea internacional”, acrescentou.

Demandas do setor

Durante a abertura do evento, realizada na terça-feira (28), a ABEAR e outras 19 entidades entregaram um manifesto ao vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), em que listam os principais desafios e entraves para uma retomada sólida do setor de turismo no Brasil. Confira abaixo depoimentos de autoridades e parlamentares na abertura do seminário:

Gilson Machado, ministro do Turismo

“A expectativa do setor aéreo é a de que o tráfego doméstico alcance 85% do patamar anterior à pandemia ainda este ano. Quando falamos que o turismo está na ordem do dia é porque, pela primeira vez na história do nosso país, um governo coloca o turismo na agenda econômica do país”

Deputado Bacelar (PODEMOS-BA), presidente da Comissão de Turismo da Câmara

“Sociedade, parlamentares, governo e entidades reconhecem cada vez mais a importância do turismo na economia do país. É um gerador de empregos, dinamizador de atividades e renda e fator de preservação ambiental. O turismo é um dos setores econômicos cujo fortalecimento mais interessa ao Brasil”

Deputado Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara

“Reafirmamos o compromisso da Câmara dos Deputados com as pautas que importam a todo o setor produtivo do país, e em especial a este setor tão estratégico da economia que é o turismo. Um exemplo de nossa atuação foi no PL 2.337/2021, que manteve o atual tratamento tributário para o setor aéreo. Precisamos criar as condições e o ambiente de negócios sadio para empreendedores e empreendedoras, que investem nessa área, para que essa atividade seja cada vez mais relevante para a arrecadação de receita do nosso país, mas principalmente para geração de emprego e renda num momento tão difícil, com 14,8 milhões de desempregados em decorrência da pandemia”

Carlos Brito, presidente da EMBRATUR

“O período da pandemia nos mostrou que temos que fidelizar os brasileiros que passaram a viajar no nosso país e que realmente estão satisfeitos em conhecer as maravilhas naturais e os melhores destinos que o mundo tem, que estão no nosso Brasil. Precisamos tomar decisões para que realmente o país esteja na prateleira da forma que ele merece”