ABEAR destaca desempenho da aviação civil em evento na ANAC

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou ontem aos servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dados sobre o Panorama 2015, em Brasília. A quarta edição do estudo apresenta análises e informações sobre o transporte aéreo.

O Panorama 2015 trouxe temas inéditos, como a mensuração do impacto do setor aéreo na economia brasileira, que corresponde a 2,7% do PIB brasileiro, gerando 5 milhões de postos de trabalho na cadeia produtiva do transporte aéreo, no Turismo e nos setores beneficiados.

Também foram apresentados índices de qualidade dos serviços aéreos, como pontualidade, segurança e manuseio de bagagens. No quesito pontualidade, o Brasil chama atenção pelo desempenho. “A pontualidade no Brasil gira em torno de 87%. Podemos comparar nosso desempenho com os Estados Unidos, que são uma referência na aviação, mas possuem uma pontualidade em torno de 80%”, destacou o consultor técnico da ABEAR e responsável pelo Panorama 2015, Maurício Emboaba.  No manuseio de bagagem o Brasil também é exemplar. A taxa de falhas ficou em 2,8 por mil passageiros, enquanto que a média mundial é de 6,5 por cada mil passageiros.

Outros índices apresentados no estudo mostram o desempenho do transporte aéreo de cargas e estatísticas das companhias aéreas brasileiras, como idade média da frota, número de funcionários e aeroportos atendidos.