ABEAR destaca desafios e oportunidades da aviação no IBAS 2019

Da esquerda para a direita: João Pita, Dep. Newton Cardoso Junior, Dep. Herculano Passos, Paula Faria, diretora executiva da Sator, Marcelo Costa e Eduardo Sanovicz.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) marcou presença durante os três dias do International Brazil Air Show – IBAS 2019. Realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, o evento reuniu as principais lideranças do setor aeroespacial no Brasil no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport).

“O setor se transformou radicalmente nos últimos 20 anos e a população brasileira se apropriou da aviação, o que nos leva a novos desafios para o futuro”, afirmou Sanovicz, durante a palestra “Desafios da Aviação Comercial Brasileira”. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do IBAS para o setor aéreo no Brasil e destacou que o número de pessoas que utiliza a aviação para transporte no Brasil saltou de cerca de 30 milhões ao ano, em 2002, para quase 100 milhões atualmente como resultado da desregulamentação dos preços das passagens aéreas e do ciclo de crescimento econômico. Nesse mesmo período, destacou que o valor das tarifas caiu pela metade.

No painel “Perspectiva Econômica: Transporte Aéreo e Economia do Turismo”, o presidente da ABEAR esteve ao lado do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, do superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Catanant, e do presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo. Sanovicz falou sobre a importância das parcerias entre o poder público e o setor privado para aumentar a acessibilidade do transporte aéreo. “O programa do governo de São Paulo que reduziu o valor do ICMS sobre o combustível de aviação nos abastecimentos para voos domésticos foi uma das soluções mais eficientes e de mais rápido resultado para os negócios, proporcionando mais emprego e mais turismo ao estado”, ressaltou.

Parcerias

O alinhamento entre o poder público e a iniciativa privada para a promoção do turismo no Brasil foi tema da mesa redonda “A Importância da Cooperação nos Setores da Aviação e Turismo”. O encontro teve a presença de Eduardo Sanovicz, do deputado federal (MDB-MG) e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Júnior, do deputado federal (MDB-SP) e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, do secretário executivo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Marcelo Costa, e do gerente de Negócios Aéreos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), João Pita.

“A desregulamentação da franquia de bagagem colocou o Brasil em conformidade com os grandes mercados. Sabemos que as consequências serão positivas e que irão melhorar a vida das pessoas”, disse Sanovicz. A importância de políticas públicas que alinhem o Brasil às práticas internacionais, com respeito à liberdade de negócios de cada empresa, foi destacada pelos parlamentares presentes. O deputado Newton Cardoso destacou que, no início do ano, o Congresso estava em conflito com o setor aéreo, mas o diálogo com a ABEAR o ajudou a conhecer a aviação por dentro e entender os desafios do setor. “Nós visitamos instalações aéreas e, assim, conseguimos entender melhor os desafios do setor e quais caminhos devemos seguir para oferecer a melhor resposta para a sociedade”, completou.

Para o deputado Herculano Passos, o turismo é um fator de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, e o Congresso está trabalhando para impulsionar o segmento e reduzir o custo do turismo. “A aprovação da Medida Provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas empresas do país vai atrair novas companhias e concorrência. As reformas da previdência e tributária também irão atrair novos investimentos”, destacou. Já o secretário Marcelo Costa destaca que o Estado de São Paulo está fazendo sua parte e tem conquistado resultados expressivos no turismo local. “Com a redução do ICMS do Querosene de Aviação (QAV) e outras medidas importantes já atraímos centenas de novos voos para o estado e a participação do turismo no PIB estadual cresce exponencialmente”, informou. “Turismo é competição global com resultados locais e a palavra-chave é conectividade”, reforçou João Pita, de GRU Airport, lembrando que o Brasil vivencia grandes oportunidades para o crescimento turístico.

Além de Sanovicz, o IBAS também contou com a presença dos consultores da ABEAR Raul Souza, que participou do painel: “Leitura de Carta Manifesto Sobre o Setor: Avanços e Desafios”, e da mesa redonda “Onde o Brasil Precisa Avançar no Gerenciamento de Risco de Fauna?”, e Rogério Benevides, que mediou o painel “Avanços na Padronização e Certificação do Setor e Principais Desafios para o Setor de Ground Handling”. Mais de 1,6 mil pessoas estiveram presentes nos três dias de evento.