ABEAR: Demanda por viagens aéreas domésticas cresce 2% em janeiro

A demanda por viagens aéreas domésticas teve crescimento de 2,01% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já a oferta registrou alta de 0,41%. Este é o quinto mês consecutivo que ambos os indicadores registram evolução (desde setembro de 2019). O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e incluem as operações de suas associadas (GOL, LATAM, VOEPASS e TWOFLEX), trazendo números agregados das demais empresas atuantes no mercado nacional.

O fator de aproveitamento das aeronaves também cresceu no mesmo período, com alta de 1,34 ponto percentual, chegando a 85,43%. Foram transportados, no mês, 9,2 milhões de passageiros em viagens domésticas, o que representou um aumento de 3,66% diante de janeiro de 2019. O número de decolagens teve expansão de 2,29%, para 74.497 na comparação anual. Ao todo, considerando os mercados doméstico e internacional, foram transportados 10,2 milhões de passageiros, alta de 2,16% na mesma comparação.

Mercado internacional

A demanda por voos internacionais operados por companhias aéreas brasileiras teve redução de 10,24% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. A oferta também registrou queda em patamar parecido, de 10,98%. O aproveitamento dos aviões registrou leve alta de 0,70 ponto percentual, alcançando 85,08%. Foram transportados, em janeiro, cerca de 852 mil passageiros, em voos internacionais.

Para o mercado internacional, as estatísticas das associadas ABEAR são apresentadas juntamente com o agregado das demais companhias brasileiras com operação no exterior. Este grupo de empresas representa cerca de 30% das operações aéreas internacionais, envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Transporte de carga e correio

A aviação comercial brasileira transportou, em janeiro, aproximadamente 34,5 mil toneladas de carga paga e correio no mercado doméstico, alta de 2,58% em relação ao mesmo mês de 2019. Já no mercado internacional as empresas brasileiras transportaram cerca de 17,6 mil toneladas, redução de 18,03% em relação ao mesmo período do ano passado.

Acesse todas as notícias