ABEAR defende extensão das operações de Congonhas durante as Olimpíadas

Ao menos 4,5 mil passageiros por dia seriam beneficiados com a mudança

A extensão das operações do Aeroporto Santos Dumont durante os Jogos Olímpicos seria mais efetiva se o mesmo fosse feito no Aeroporto de Congonhas, defende a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Cálculos da entidade mostram que ao menos 4,5 mil passageiros seriam beneficiados com a mudança no aeroporto paulistano, ou o equivalente a 29 voos adicionais por dia.

De acordo com o diretor de Segurança e Operações de voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins, essa proposta havia sido apresentada para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) logo após a notícia de que o aeródromo no Rio de Janeiro teria sua operação paralisada durante as provas de velas na Baía de Guanabara. O pedido, porém, não foi aceito.

No dia 28 de março, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que o Santos Dumont irá operar por mais uma hora para voos comercias durante os jogos olímpicos, até às 23h59, entre os dias 3 e 23 de agosto.

“Congonhas e Santos Dumont compreendem uma das mais movimentadas rotas aéreas do mundo e seria fundamental que a extensão fosse feita durante o mesmo período em ambos os aeródromos. Congonhas, juntamente com Guarulhos, deve exercer papel importante na movimentação de passageiros a partir da capital paulista, principal portão de entrada de turistas estrangeiros no País, durante os jogos”, afirmou Jenkins. Ele lembra que, mesmo com a ampliação de horário, o aeroporto carioca fechará das 12h40 até as 17h10, entre os dias 8 e 18 de agosto. Relembre aqui

Para a entidade, ampliação do horário de operação em Congonhas também teria caráter estratégico para aumentar a margem de manobra no caso de alguma contingência meteorológica nos aeroportos do Rio de Janeiro.

Acesse todas as notícias