ABEAR defende expansão da infraestrutura aeroportuária em audiência no Senado

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) ressaltou hoje, em audiência pública no Senado, a importância do investimento em infraestrutura para viabilizar o aumento da oferta na aviação regional. O evento foi realizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

“O desejo da ABEAR e das companhias aéreas é ver o Plano de Aviação Regional avançar, de maneira que a infraestrutura dos aeroportos esteja disponível para podermos ofertar o melhor serviço em todo o país”, disse o consultor técnico da diretoria de Relações Institucionais da ABEAR, Victor Rafael Celestino.

De acordo com ele , atualmente são 651 aeroportos no país, sendo 448 com pistas de asfalto ou concreto que permitem a pousos e decolagens de aviões, mas apenas 48 deles têm operação por instrumento e pavimento adequado, estando aptos a receber a aviação de primeira qualidade. O Brasil ainda tem 49 aeroportos que permitem o pouso de aeronaves menores, mas que exigem um maior custo e maior tarifa.

A audiência foi presidida pelo senador José Medeiros (PSD – MT) . Além da ABEAR, estiveram presentes Leonardo Victor Dantas da Cruz, secretário de Aeroportos do Mato Grosso; Ricardo Catanant, superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC; e João Márcio Jordão, diretor de Aeroportos – Infraero.

Acesse todas as notícias