ABEAR apresenta o atual cenário da aviação para parlamentares do Tocantins

A diretoria da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se reuniu nesta quarta-feira (23) com senadores e deputados do Tocantins para debater o cenário da aviação no estado. O senador Vicentinho Alves (PR), coordenador da Bancada Federal, recebeu o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, e o diretor de Relações Institucionais da ABEAR, Airton Pereira, além de representantes das companhias aéreas.

Participaram do encontro os deputados federais Carlos Gaguim (PTN), Josi Nunes (PMDB), Lázaro Botelho (PP) e Vicentinho Júnior (PR), além do secretário de Representação do estado em Brasília, Renato de Assunção.

O senador Vicentinho Alves ressaltou a importância do desenvolvimento da aviação no estado e defendeu uma maior oferta de voos para atender a demanda dos cidadãos e fortalecer o comércio e turismo local. “É fundamental criarmos oportunidades e mais voos para movimentar o aeroporto e dar as condições necessárias para os comerciantes do local”, afirmou o senador.

A aviação e os setores que ela impulsiona geraram 13,9 mil empregos no Tocantins em 2015, com o pagamento de quase R$ 122 milhões em salários, segundo o estudo “Voar Por Mais Brasil – Os benefícios da aviação nos estados”, coordenado pela ABEAR  com a GO Associados. O setor aéreo contribui também com a arrecadação de R$ 51,2 milhões em impostos no estado.

O presidente da ABEAR reforçou no encontro o importante papel do transporte aéreo e do turismo para enfrentar a crise econômica. Destacou que a aviação é hoje um transporte de massa, com mais de 100 milhões de passageiros, sendo que em 2002 eram 30 milhões de pessoas. Sanovicz lembrou que esse crescimento só foi possível por causa da liberdade tarifária.

De 2002 ao primeiro semestre de 2016, os preços das passagens caíram 50%, de R$ 642,00 para R$ 322,00, nesse período. Nos últimos 19 meses, porém, o setor vem registrando uma retração na demanda aérea doméstica. Em fevereiro de 2017, teve retração de -4,9% de demanda em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Existe uma parte deste enfrentamento da crise que está na governabilidade do próprio estado. Um destes elementos envolve o imposto (ICMS) sobre o querosene da aviação. Nós estamos construindo uma aviação com altos padrões de segurança e qualidade, mas precisamos fazer isso de forma sustentável”, afirmou Sanovicz.

Também participaram do encontro os representantes da AVIANCA, Paulo Mury;  da AZUL, Patrizia Xavier; e da GOL, Claudio Borges e Brener Matos.

Voar Por Mais Brasil – Os benefícios da aviação nos estados

O estudo “Voar Por Mais Brasil – Os benefícios da aviação nos estados” é inédito e mostra que o transporte aéreo contribui com 1,7% da produção total do Tocantins, ou o equivalente a R$ 647 milhões. Nesse valor, está incluída a receita das companhias aéreas (transporte de passageiros e cargas) e de seus fornecedores, mais o turismo viabilizado pelo setor aéreo. Também entra na soma o consumo familiar dos trabalhadores que integram essa cadeia. A parcela é inferior à contribuição do setor medida no plano nacional, estimada em 3,1% do total da produção brasileira.

tocantins