ABEAR apresenta desempenho da aviação em evento na CNT

Na quinta-feira, dia 24, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) debateu na Confederação Nacional do Transporte (CNT) dados sobre o setor aéreo brasileiro. Na palestra Encontro ABEAR: Setor Aéreo em Dados e Análises, o consultor técnico, Maurício Emboaba, apresentou o estudo inédito Voar Por Mais Brasil – Os Benefícios da Aviação nos Estados e o Panorama 2015.

O Panorama 2015 trouxe temas como a mensuração do impacto do setor aéreo na economia brasileira, que corresponde a 2,7% do PIB brasileiro, gerando 5 milhões de postos de trabalho na cadeia produtiva do transporte aéreo, no turismo e nos setores beneficiados.

Foram apresentados índices de qualidade dos serviços aéreos, como pontualidade, segurança e manuseio de bagagens. “A pontualidade no Brasil gira em torno de 87%. Podemos comparar nosso desempenho com os Estados Unidos, que são uma referência na aviação, mas possuem uma pontualidade em torno de 80%”, destacou o consultor técnico da ABEAR e responsável pelo Panorama 2015, Maurício Emboaba. No quesito segurança de voo, o Brasil também é exemplar. A taxa de falha é ficou em 1,3 por cada milhão de decolagens, enquanto que a média mundial é de 3,0 por cada milhão de decolagens.

Os dados presentes na publicação Voar Por Mais Brasil – Os Benefícios da Aviação nos Estados, lançado pela ABEAR no inicio do mês, também pautaram a palestra. Segundo o estudo, o setor teve uma contribuição total de R$ 312 bilhões à economia do país em 2015, o equivalente a 3,1% do valor da produção nacional. A geração de emprego também chama atenção. “O setor aéreo cria empregos diretos e indiretos em uma proporção significativa. O estudo mostro que alcançamos quase 6,5 milhões de trabalhadores, o pagamento de R$ 25,5 bilhões em salários e a arrecadação de quase R$ 60 bilhões em impostos.”, ressaltou Emboaba.

O estudo utiliza dados de fontes públicas nacionais, como IBGE e ANAC. O levantamento segue modelo internacional que revela o potencial de multiplicação de benefícios da atividade por toda a sociedade em termos de produção econômica, geração de empregos, pagamento de salários e arrecadação de impostos.