ABEAR apresenta agenda positiva ao Ministério dos Transportes

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou hoje (24) ao novo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, a agenda da aviação comercial brasileira em busca de mais competividade e eficiência. No encontro, o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, e dirigentes das fundadoras da associação relataram os desafios e as prioridades do setor.

“Todo o empenho despendido pelo Ministério em defesa da aviação continua a ser executado. Conte com a parceria da nossa equipe para chegarmos nesse modelo ideal de regulação que favoreça a competitividade do setor”, afirmou o ministro. Também participaram do encontro o secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho.

Segundo Casimiro, o governo deve regular o mercado, sempre com projeção no que é feito no restante do mundo. “O governo tem que diminuir as amarras e fomentar o interesse do privado poder atuar na área de transporte e melhorar a vida de quem quer operar a logística nacional”, disse, lembrando das concessões que estão previstas para este ano.

Sanovicz apresentou o histórico da aviação comercial no país e detalhou como o setor chegou aos patamares atuais: o quarto maior mercado doméstico do mundo. E o presidente da ABEAR ressaltou que isso foi possível justamente por causa do esforço do mercado para se alinhar aos padrões internacionais, especialmente a liberdade tarifária. “Nossos desafios são ligados principalmente à infraestrutura, custos e ambiente regulatório. A experiência comprova que cada vez que nos afastamos dos padrões internacionais, criamos uma aviação menos ágil e menos acessível”, acrescentou.

O teto da alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões, a Resolução 400 da ANAC, que incluiu a desregulamentação da franquia de bagagem, permitindo a abertura de uma nova classe tarifária, também foram temas da reunião. “Todos os temas que nos permitem ser mais competitivos e menos burocratizados nos fazem oferecer voos para mais lugares e com preços menores. Estamos aqui para contribuir com a conectividade do país”, afirmou Sanovicz.

Participaram do encontro, ainda, o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, o presidente da LATAM, Jerome Cadier, o vice-presidente da   AVIANCA, Tarcísio Gargioni, além de John Rodgerson e José Mario Caprioli, presidente da AZUL e presidente do Comitê Executivo da companhia, respectivamente.

Acesse todas as notícias