ABEAR apresenta agenda do setor para novo presidente da CVT da Câmara

Da esquerda para a direita: Renato Rabelo (ABEAR), Eduardo Sanovicz (ABEAR), Deputado Cezinha de Madureira (PSD/SP) e Jurema Monteiro (ABEAR)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou hoje (11), em Brasília (DF), a agenda do setor aéreo de 2023 para o novo presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara, deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP). A ABEAR foi representada no encontro pelo presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, pela diretora e pelo gerente de Relações Institucionais, Jurema Monteiro e Renato Rabelo.

“Tivemos nos últimos 15 anos um salto no número de passageiros de 30 milhões para 100 milhões. Esse ambiente acaba em 2017, porque o querosene de aviação (QAV) daquele ano até o ano passado praticamente triplica de valor. A nossa demanda é comunicar amplamente, principalmente para o Congresso, esses desafios com os custos. Queremos que mais passageiros tenham acesso ao transporte aéreo. Muitas pessoas lá atrás criticavam que ‘o aeroporto parecia rodoviária’, de tanta gente que ocupava os aeroportos. A gente tem orgulho disso. Nosso intuito é voltar a esse cenário”, disse Sanovicz.

A diretora Jurema Monteiro complementou a fala de Sanovicz destacando também o peso do câmbio do dólar sobre o setor, já que quase 60% dos custos de uma empresa aérea são dolarizados. E alertou o parlamentar sobre a importância da aprovação da Medida Provisória 1.147, que zera PIS/COFINS sobre a receita de bilhetes aéreos, que deve ser votada na Câmara nos próximos dias.

“A minha ideia é que a empresa, do ponto de vista financeiro, tenha saúde e que o passageiro seja bem atendido. Quero beneficiar o usuário, mas é importante dar sustentabilidade para as empresas. Temos que achar uma política para ajudar ambas as frentes. No que eu puder ajudar estarei à disposição”, afirmou o presidente da Comissão.