ABEAR apresenta a parlamentares os desafios da aviação diante da pandemia do coronavírus

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou hoje (2) a parlamentares os desafios da aviação comercial durante a pandemia do novo coronavírus. Durante o debate, realizado por meio de videoconferência, o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, também propôs a deputados federais de diferentes partidos uma agenda legislativa para que as companhias aéreas nacionais possam continuar a colaborar com o desenvolvimento econômico e social do país, após o fim da pior crise da história do setor. Todos os deputados federais que participaram da conversa expressaram a sua preocupação com a conectividade aérea nacional.

“Já temos várias medidas anunciadas e outras que estão em curso. O grande problema do setor é a queima de caixa: milhões de reais todos os dias. Para manter o país conectado da melhor forma, garantindo transporte de carga e medicamentos, as companhias estão operando em todas as capitais mais outras 19 cidades, mas os aviões estão voando com baixa ocupação”, afirmou Sanovicz. De acordo com ele, depois que o pior dessa crise passar, é necessária uma agenda positiva para enfrentar temas permanentes da aviação, como a tributação e a precificação do combustível dos aviões (querosene de aviação), além do excesso de judicialização no setor.

“A ABEAR tem o nosso apoio no Parlamento para demandas que visem o enfrentamento da pandemia do coronavírus e demais pautas. É bom ver que a associação conseguiu agregar um time de parlamentares que estão preocupados em colaborar com o setor aéreo e demais setores”, afirmou o deputado federal Coronel Tadeu (PSL/SP). “Temos todo o interesse nessa agenda, que deve ter uma etapa emergencial, com ações voltadas para o problema do coronavírus. E temos também que cuidar da segunda parte da agenda, para que a economia possa estabelecer seu fluxo normal”, acrescentou o deputado federal Daniel Almeida (PC do B/BA).

Também presente ao debate, o deputado federal Marcelo Ramos (PL/AM) destacou que o país precisa de respostas mais estruturadas para as empresas aéreas e todos os demais setores. “É preciso retomar caminho de prosperidade. A aviação não é só o deslocamento de pessoas, mas tem um papel econômico fundamental, por meio da distribuição de riquezas”, afirmou. “Precisamos de uma agenda que pense nas grandes, médias e pequenas empresas. Enviei um requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ) que visa a criação de uma comissão externa que proponha ações prioritárias para atender essas questões”, acrescentou o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ).

Também participaram da videoconferência os deputados federais Herculano Passos (MDB/SP), Eduardo Cury (PSDB/SP), Heitor Freire (PSL/CE), Paulo Ganime (Novo/SP), Pedro Augusto Bezerra (PTB/CE), Orlando Silva (PC do B/SP) e as assessorias dos deputados Rodrigo Agostinho (PSB/SP) e Marcelo Calero (Cidadania/RJ), além do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, Fábio Almeida. O debate também contou com as participações da diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Marina Mattar, e do diretor de relações externas da Associação Internacional do Transporte Aéreo no Brasil (da sigla em inglês IATA), Marcelo Pedroso.

Acesse todas as notícias