ABEAR apoia projeto de biocombustíveis de macaúba em MG

Crédito: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora
Diretor Ronaldo Jenkins representou a ABEAR em evento em Juiz de Fora (MG)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) selou nessa terça-feira (5), apoio institucional ao Projeto Macaúba da Zona da Mata, coordenado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG). A iniciativa visa a produção de biocombustíveis, como bioquerosene de aviação e biodiesel, a partir da macaúba, fruto de palmeira nativa brasileira.

“É fundamental que iniciativas pioneiras como essa sejam apoiadas pela ABEAR dentro da perspectiva de redução de emissões de carbono na agenda ambiental”, afirma o Diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins. O setor aéreo necessita de grande escala de produção do bioquerosene de aviação para atender às metas do programa de Compensação de Carbono e Plano de Redução para a Aviação Internacional (Corsia) e o RenovaBio do Governo Federal.

O Projeto Macaúba da Zona da Mata teve início em junho de 2017, com a assinatura do Protocolo de Intenção com a administração municipal. Além da produção de biocombustíveis, a iniciativa tem como objetivo garantir a recuperação e a preservação do bioma por meio do plantio da palmeira macaúba. A ação ainda prevê o aumento do volume de geração hídrica dos mananciais e o fomento econômico com criação de empregos e distribuição de renda na região.

Acesse todas as notícias