ABEAR anuncia renovação do programa ‘Voar de Novo’ no FORNATUR

Crédito: Renato Vaz/ Embratur

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, representou a associação na 103ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). Durante a apresentação, Sanovicz destacou marcos da aviação comercial nos últimos anos, além da agenda que deverá ser enfrentada ao longo do ano para garantir a retomada da demanda de passageiros.

“O grande desafio para retomarmos o ambiente de preços e oferta que vivemos no passado são os custos atuais do setor. É o enfrentamento a eles que nos une (aviação e turismo) e que vai gerar a retomada de voos nos níveis de anos anteriores, com melhorias da malha aérea do norte e do nordeste, por exemplo. É preciso trabalhar juntos para retomar boas condições, discutindo temas como o custo do combustível. Questões mais complexas também influenciam a demanda por voos e pelo turismo, como a capacidade de consumo das pessoas físicas e os investimentos das empresas em eventos e viagens corporativas”, ressalta Sanovicz.

Voar de Novo é renovado e passa a se chamar ‘Voar Mais Brasil’

O presidente da ABEAR encerrou sua participação anunciando a retomada do Programa Voar de Novo, que passará a se chamar ‘Voar Mais Brasil’ e será ampliado e remodelado em parceria com o FORNATUR e com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR). A edição de 2022 contou com a participação de 12 estados. Juntos, 21 influenciadores participaram de 32 viagens com 52 bilhetes fornecidos pelas empresas aéreas associadas da ABEAR. O conteúdo alcançou mais de 15 milhões de pessoas.

Fabrício Amaral, presidente do FORNATUR e da Goiás Turismo, reforçou a importância de que todos os estados participem do programa e que os secretários de turismo levem a pauta do setor aéreo para seus estados, especialmente sobre os tributos estaduais que pressionam os custos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “É necessária uma discussão ampla com as secretarias de fazenda em busca de soluções para tornar os estados mais competitivos para a oferta de voos”, explica.

Também estavam presentes durante a reunião representantes das companhias aéreas GOL e LATAM. A Mesa Diretiva contou com a presença de autoridades do setor como a ministra do Turismo, Daniela Carneiro e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Acesse todas as notícias