Pode, sim… e deve! A higiene das mãos com álcool em gel faz parte do conjunto de precauções para reduzir o risco de contágio. Só precisa seguir as regras de transporte deste tipo de substância nos voos. Para uso dentro do avião, a Anac autoriza que o passageiro leve na mala de mão até 500ml do produto em voos nacionais. Mas algumas companhias aéreas recomendam que se leve 100ml por pessoa, sempre no frasco original. Portanto, sempre consulte a companhia antes da viagem, para não ser barrado.
Em trajetos internacionais, o máximo permitido de álcool gel é de 100ml, transportado no frasco original, feito de plástico transparente, e transportado dentro de um saquinho hermeticamente fechado que comporte no máximo 1L. Por conta da pandemia, regras especiais foram adotadas pelos órgãos responsáveis pelos aeroportos e, por enquanto, é permitido levar álcool líquido apropriado para a limpeza das mãos dentro no avião, seguindo as mesmas regras do álcool gel.
Sempre verifique se o fechamento do recipiente funciona bem, para evitar vazamentos. As companhias aéreas também disponibilizam recipientes de álcool em gel dentro das aeronaves, facilitando o acesso ao produto.