Antes da viagem

Antes da viagem

O ideal é fazer o check-in online no site ou no aplicativo da companhia aérea, que vai gerar um cartão de embarque digital que fica no seu celular. Se precisar do atendimento no balcão, algumas companhias já oferecem o serviço de check-in remoto, por videoconferência e sem contato entre funcionário e passageiro. Neste sistema, é possível despachar a bagagem, e o cartão de embarque chega para o cliente no celular, por meio do aplicativo da companhia. Enquanto aguarda o atendimento na fila, respeite o distanciamento de 2 metros das outras pessoas, que geralmente está sinalizado com adesivos no chão.

As regras para a bagagem de mão seguem as mesmas, pois se trata de um item pessoal e que só o próprio passageiro tem contato. Quanto menor a sua mala, mais rápido será o seu procedimento de embarque, e ainda reduz as chances de ter que despachar o item de última hora no portão. É importante esclarecer que nem bagagens de mão nem as despachadas passam por procedimento de higienização nos aeroportos.

Sim. A máscara é um item essencial para reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus. Ela é de uso obrigatório em aeroportos e dentro dos aviões, exceto no caso de crianças entre 0 e 2 anos. O passageiro é o responsável por levar as máscaras que vai usar — o item não é distribuído pelas companhias e nem vendido na hora do check-in ou a bordo. A máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo completamente o nariz e a boca e sem folgas nas laterais. É importante também que o passageiro observe o tempo máximo de uso da máscara que escolheu e que leve extras para a troca ao longo da viagem. No caso das máscaras de pano, por exemplo, recomenda-se a troca a cada 3 horas de uso ou se estiver úmida.

Veja neste vídeo como o uso da máscara reduz o risco de transmissão do coronavírus.

As equipes que trabalham a bordo recebem um kit contendo máscara e luvas antes de cada voo. Com relação às máscaras, o que vale para os passageiros também vale para a tripulação: o uso é obrigatório durante toda a viagem e também no aeroporto. Os comissários usam as luvas sempre que é necessário ter contato com os passageiros ou outras pessoas, como na realização de procedimentos em solo. Também é disponibilizado aos tripulantes álcool em gel para a higiene constante das mãos.

No embarque

No embarque

Em primeiro lugar, vale chegar com mais antecedência. Por causa dos novos controles sanitários, você pode levar mais tempo para acessar a área de embarque. Cada companhia tem adotado um método de embarque para garantir o conforto e a segurança dos passageiros. Forme fila apenas quando o seu grupo for chamado. Mantenha sempre uma distância segura dos demais passageiros, evitando aglomerações.

Pode, sim… e deve! Junto com o uso da máscara e o distanciamento social, a higiene das mãos com álcool em gel faz parte do conjunto de precauções para reduzir o risco de contágio. Só precisa seguir as regras de transporte deste tipo de substância nos voos. Para uso dentro do avião, o passageiro pode levar na mala de mão até 500 ml, em voos nacionais. Em trajetos internacionais, o máximo permitido é de 100 ml, que deve ser transportado em frasco de plástico transparente. Sempre verifique se o fechamento do recipiente funciona bem para evitar vazamentos. As companhias aéreas também disponibilizam recipientes de álcool em gel dentro das aeronaves, facilitando o acesso ao produto. Vale ressaltar que o álcool líquido é proibido no avião e será barrado no raio-X.

Os aeroportos estão reforçando as rotinas de limpeza e adotando medidas para reduzir o contato dos passageiros e, assim, os riscos de contaminação. A sinalização trará orientações sobre o distanciamento de 2 metros em filas e espaços comuns, como praças de alimentação. Alguns assentos da área de embarque ficam bloqueados para aumentar a distância entre os passageiros que aguardam o voo. Familiares e motoristas não poderão mais acompanhar ou aguardar passageiros nos aeroportos para evitar aglomerações no saguão.

Assim como dentro o avião, nos aeroportos é obrigatório o uso de máscara por todos: passageiros e funcionários. Quem trabalha nos terminais também pode usar roupas especiais, luvas e outros equipamentos de proteção individual a depender da função que desempenha. As rotinas de limpeza foram reforçadas, especialmente em locais de maior contato, como elevadores, corrimãos, braços de cadeiras, carrinhos de bagagem, passadores de escadas rolantes, bebedouros e maçanetas das portas dos banheiros. Há recipientes com álcool em gel em diversos pontos dos aeroportos e também diversos locais para lavar as mãos com água e sabão.

Dentro do avião

Dentro do avião

A cada novo embarque, o que inclui escalas e conexões, todo o interior do avião passa por uma cuidadosa limpeza. São desinfetadas com produtos específicos todas as superfícies que o passageiro possa ter contato: braços e encosto dos assentos, painéis com saída de ar-condicionado, luz individual e chamada de comissários, mesinha, telas, cinto de segurança, compartimento de bagagem, maçanetas, banheiros e etc. Durante o período de emergência sanitária, os bolsões nas poltronas terão apenas os cartões com as informações de segurança, que também passam por limpeza a cada novo embarque.

Por recomendação das autoridades, as companhias aéreas tiveram que simplificar seu serviço de bordo e suspender as vendas de produtos nos voos. A medida se fez necessária para evitar a circulação de pessoas dentro do avião e para reduzir o manuseio de embalagens e o contato entre passageiros e tripulação. O passageiro que quiser água pode pedir aos comissários e receberá água mineral em copo descartável lacrado. Em viagens mais longas, é oferecida comida em embalagem individual, fechada e previamente higienizada, geralmente entregue no embarque.

A qualidade do ar é uma preocupação das companhias aéreas desde antes da pandemia. Os aviões são equipados com um sistema de filtragem tão eficiente que é usado também pelos hospitais. O ar é renovado a cada 2-3 minutos, e os filtros eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus. As companhias aéreas também reforçaram seus procedimentos de higienização das aeronaves, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. Mesmo assim, não dispense a máscara, que reforça sua segurança e é obrigatória durante todo o voo.

O ar dentro do avião é renovado completamente a cada 2-3 minutos, muito mais rápido do que em outros ambientes fechados. Para se ter uma ideia, nos hospitais, essa renovação ocorre a cada 10 minutos, e nos escritórios, a cada 20. Soma-se a isso o fato de o ar dentro do avião ser extremamente limpo. O sistema de circulação mistura ar puro, que vem de fora da aeronave, com ar da cabine que é renovado após passar pelos filtros HEPA, capazes de capturar e eliminar mais de 99% dos vírus e bactérias. Esses filtros captam micro-organismos de até 0,01 micrômetros – o coronavírus varia de 0,08 a 0,16 micrômetros. Além disso, o ar circula dentro da cabine do teto para o chão, o que dificulta o movimento deste tipo de partícula entre as fileiras de passageiros. Estudo da IATA mostrou que esses e outros fatores tornam o interior dos aviões um ambiente de baixo risco de contaminação. A entidade aponta ainda que, na cabine, os passageiros estão sentados todos na mesma direção, a interação face a face é muito limitada e o encosto das poltronas funciona como uma barreira física entre as fileiras.

Assista aos vídeos da Boeing e da Airbus que mostram o funcionamento dos filtros HEPA nos aviões.

Não precisa, pois os banheiros não apresentam maior risco. Assim como os outros locais da cabine, eles passam por desinfecção a cada novo embarque, e o ar nos toaletes também é renovado e passa pelos filtros HEPA. Vale reforçar que é preciso higienizar as mãos antes e depois de usar o banheiro, com água e sabão ou álcool em gel.

No desembarque

No desembarque

Não fique de pé assim que o avião pousar. Para evitar esse tipo de aglomeração, as autoridades orientam que o desembarque seja realizado por fileiras. Aguarde sentado, pois os comissários vão avisar quando chegar sua vez de se levantar para sair da aeronave. Familiares e motoristas não poderão mais receber os passageiros dentro do aeroporto.

É importante que os passageiros também observem o distanciamento quando forem pegar as malas, evitando que todos fiquem juntos ao mesmo tempo em torno das esteiras. Se possível, toque apenas na alça da sua bagagem e faça a higienização dela assim que retirar da esteira, pois as malas despachadas não passam por desinfecção nos aeroportos.

Fontes: ANAC, ANVISA, companhias aéreas, Airbus e Boeing

Precisa reprogramar sua viagem? Confira suas opções

Em caso de cancelamento do voo originalmente programado para o período entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020, é possível remarcar uma vez a passagem aérea, sem ônus, mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado (mesma origem, destino e sazonalidade, dentro do intervalo de validade da passagem).
Em caso de cancelamento ou desistência do voo programado para o período entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020, é possível converter o valor integral da passagem em créditos para utilização futura, pelo passageiro original ou por outra pessoa que ele indique. O valor fica disponível por até 18 meses, a contar da data do recebimento do crédito.
Em caso de cancelamento do voo originalmente programado para o período entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020, é possível solicitar o reembolso do valor da passagem. A companhia tem até 12 meses contados da data do voo cancelado para devolver os valores. Casos de desistência por parte do passageiro estão sujeitos ao pagamento de eventuais penalidades contratuais.

Fontes: Lei nº 14.034, de 05 de agosto de 2020.
Consulte a lei no site do governo

Fale com as companhias

Em virtude do número extraordinário de contatos neste período, as companhias têm priorizado clientes com passagens compradas para voos que ocorreriam nas próximas 48h, e também adotaram outras flexibilidades. Para mais informações, consulte os canais de atendimento, na ordem em que devem ser procurados:

Primeiro, recorra aos canais digitais:

Algumas empresas habilitaram uma página especial para que você possa reprogramar de forma rápida as suas viagens conforme as políticas de flexibilidade desenvolvidas em meio à pandemia da COVID-19.

Em último caso, procure as centrais de vendas:

VOEPASS: (16) 4000-1777

ATENÇÃO: para reprogramar passagens compradas em agências de viagens, entre em contato com a sua agência.

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Você ainda pode abrir um caso no canal oficial Consumidor.gov.br

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Órgãos de defesa do consumidor monitoram o caso

Outros consumidores podem tomar decisões de compra com base na sua experiência