Antes da viagem

Antes da viagem

O ideal é fazer o check-in online no site ou no aplicativo da companhia aérea, que vai gerar um cartão de embarque digital que fica no seu celular. Se precisar do atendimento no balcão, algumas companhias já oferecem o serviço de check-in remoto, por videoconferência e sem contato entre funcionário e passageiro. Neste sistema, é possível despachar a bagagem, e o cartão de embarque chega para o cliente no celular, por meio do aplicativo da companhia. Enquanto aguarda o atendimento na fila, respeite o distanciamento de 2 metros das outras pessoas, que geralmente está sinalizado com adesivos no chão.

As regras para a bagagem de mão seguem as mesmas, pois se trata de um item pessoal e que só o próprio passageiro tem contato. Quanto menor a sua mala, mais rápido será o seu procedimento de embarque, e ainda reduz as chances de ter que despachar o item de última hora no portão. É importante esclarecer que nem bagagens de mão nem as despachadas passam por procedimento de higienização nos aeroportos.

Sim. A obrigatoriedade do uso de máscaras foi retomada pela Anvisa em 22 de novembro de 2022, a fim de reduzir o risco de contágio da Covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença.

As equipes que trabalham a bordo recebem um kit contendo máscara e luvas antes de cada voo. Com relação às máscaras, o que vale para os passageiros também vale para a tripulação: o uso é obrigatório. Os comissários usam as luvas sempre que é necessário ter contato com os passageiros ou outras pessoas, como na realização de procedimentos em solo. Também é disponibilizado aos tripulantes álcool em gel para a higiene constante das mãos.

As regras de entrada no Brasil foram alteradas em 1º/4/22, por meio da Portaria Interministerial 670/22. Ela determina que:

1)  O preenchimento da DSV (Declaração de Saúde do Viajante) não é mais necessário.

2) Brasileiros e estrangeiros vacinados (com o esquema vacinal completo) estão dispensados da realização de teste para Covid-19, e devem apresentar apenas o comprovante de vacinação no momento do embarque.

3) Não vacinados: brasileiros e estrangeiros residentes no território brasileiro, com condição que contraindique a vacinação (atestada por laudo médico), não elegíveis em função da idade ou oriundos de países com baixa cobertura vacinal: devem apresentar teste de antígeno ou laboratorial RT-PCR para Covid-19 com resultado negativo ou não detectável, realizado um dia antes do embarque.

4) Estrangeiros (exceto os que se enquadram no item 3) que não estiverem com o esquema de vacinação completo permanecem impedidos de ingressar.

Até o momento, não há obrigatoriedade em apresentar comprovante de vacina ou teste negativo de Covid-19 para voos domésticos no Brasil.

Se o voo for internacional, aplicam-se restrições diferentes para cada país. Confira a lista de exigências de cada destino.

Para voos que chegam ao Brasil, confira as regras detalhadas no item acima.

No embarque

No embarque

Em primeiro lugar, vale chegar com mais antecedência. Por causa dos novos controles sanitários, você pode levar mais tempo para acessar a área de embarque. Cada companhia tem adotado um método de embarque para garantir o conforto e a segurança dos passageiros. Forme fila apenas quando o seu grupo for chamado. Mantenha, sempre que possível, uma distância segura dos demais passageiros, evitando aglomerações.

Pode, sim… e deve! A higiene das mãos com álcool em gel faz parte do conjunto de precauções para reduzir o risco de contágio. Só precisa seguir as regras de transporte deste tipo de substância nos voos. Para uso dentro do avião, a Anac autoriza que o passageiro leve na mala de mão até 500ml do produto em voos nacionais. Mas algumas companhias aéreas recomendam que se leve 100ml por pessoa, sempre no frasco original. Portanto, sempre consulte a companhia antes da viagem, para não ser barrado.

Em trajetos internacionais, o máximo permitido de álcool gel é de 100ml, transportado no frasco original, feito de plástico transparente, e transportado dentro de um saquinho hermeticamente fechado que comporte no máximo 1L. Por conta da pandemia, regras especiais foram adotadas pelos órgãos responsáveis pelos aeroportos e, por enquanto, é permitido levar álcool líquido apropriado para a limpeza das mãos dentro no avião, seguindo as mesmas regras do álcool gel.

Sempre verifique se o fechamento do recipiente funciona bem, para evitar vazamentos. As companhias aéreas também disponibilizam recipientes de álcool em gel dentro das aeronaves, facilitando o acesso ao produto.

Os aeroportos estão reforçando as rotinas de limpeza e adotando medidas para reduzir o contato dos passageiros e, assim, os riscos de contaminação. A sinalização trará orientações sobre o distanciamento de 2 metros em filas e espaços comuns, como praças de alimentação. Alguns assentos da área de embarque ficam bloqueados para aumentar a distância entre os passageiros que aguardam o voo. Familiares e motoristas são orientados a não acompanhar ou aguardar passageiros nos aeroportos, para evitar aglomerações no saguão.

Assim como dentro o avião, nos aeroportos é obrigatório o uso de máscara por todos: passageiros e funcionários. Quem trabalha nos terminais também pode usar roupas especiais, luvas e outros equipamentos de proteção individual a depender da função que desempenha. As rotinas de limpeza foram reforçadas, especialmente em locais de maior contato, como elevadores, corrimãos, braços de cadeiras, carrinhos de bagagem, passadores de escadas rolantes, bebedouros e maçanetas das portas dos banheiros. Há recipientes com álcool em gel em diversos pontos dos aeroportos e também diversos locais para lavar as mãos com água e sabão.

Dentro do avião

Dentro do avião

A cada novo embarque, o que inclui escalas e conexões, todo o interior do avião passa por uma cuidadosa limpeza. São desinfetadas com produtos específicos todas as superfícies que o passageiro possa ter contato: braços e encosto dos assentos, painéis com saída de ar-condicionado, luz individual e chamada de comissários, mesinha, telas, cinto de segurança, compartimento de bagagem, maçanetas, banheiros e etc. Durante o período de emergência sanitária, os bolsões nas poltronas terão apenas os cartões com as informações de segurança, que também passam por limpeza a cada novo embarque.

Em 22 de maio de 2022, a Anvisa voltou permitir o serviço de alimentação a bordo em voos no Brasil. Quando as refeições são servidas, os passageiros são autorizados a retirar as máscaras para se alimentar.

A qualidade do ar é uma preocupação das companhias aéreas desde antes da pandemia. Os aviões são equipados com um sistema de filtragem tão eficiente que é usado também pelos hospitais. O ar é renovado a cada 2-3 minutos, e os filtros eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus. As companhias aéreas também reforçaram seus procedimentos de higienização das aeronaves, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. Mesmo assim, não dispense a máscara, que reforça sua segurança e é obrigatória durante todo o voo.

O ar dentro do avião é renovado completamente a cada 2-3 minutos, muito mais rápido do que em outros ambientes fechados. Para se ter uma ideia, nos hospitais, essa renovação ocorre a cada 10 minutos, e nos escritórios, a cada 20. Soma-se a isso o fato de o ar dentro do avião ser extremamente limpo. O sistema de circulação mistura ar puro, que vem de fora da aeronave, com ar da cabine que é renovado após passar pelos filtros HEPA, capazes de capturar e eliminar mais de 99% dos vírus e bactérias. Esses filtros captam micro-organismos de até 0,01 micrômetros – o coronavírus varia de 0,08 a 0,16 micrômetros. Além disso, o ar circula dentro da cabine do teto para o chão, o que dificulta o movimento deste tipo de partícula entre as fileiras de passageiros. Estudo da IATA mostrou que esses e outros fatores tornam o interior dos aviões um ambiente de baixo risco de contaminação. A entidade aponta ainda que, na cabine, os passageiros estão sentados todos na mesma direção, a interação face a face é muito limitada e o encosto das poltronas funciona como uma barreira física entre as fileiras.

Assista aos vídeos da Boeing e da Airbus que mostram o funcionamento dos filtros HEPA nos aviões.

Não precisa, pois os banheiros não apresentam maior risco. Assim como os outros locais da cabine, eles passam por desinfecção a cada novo embarque, e o ar nos toaletes também é renovado e passa pelos filtros HEPA. Vale reforçar que é preciso higienizar as mãos antes e depois de usar o banheiro, com água e sabão ou álcool em gel.

No desembarque

No desembarque

Não fique de pé assim que o avião pousar. Para evitar esse tipo de aglomeração, as autoridades orientam que o desembarque seja realizado por fileiras. Aguarde sentado, pois os comissários vão avisar quando chegar sua vez de se levantar para sair da aeronave. Familiares e motoristas são orientados a não receber os passageiros dentro do aeroporto.

É importante que os passageiros também observem o distanciamento quando forem pegar as malas, evitando que todos fiquem juntos ao mesmo tempo em torno das esteiras. Se possível, toque apenas na alça da sua bagagem e faça a higienização dela assim que retirar da esteira, pois as malas despachadas não passam por desinfecção nos aeroportos.

Fontes: ANAC, ANVISA, companhias aéreas, Airbus e Boeing

Precisa reprogramar sua viagem? Confira suas opções

Desde 1º de janeiro de 2022, as regras para remarcação e reembolso de passagens aéreas voltaram a ser aquelas previstas na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estava em vigor antes da pandemia de COVID-19. Isso significa que, dependendo do tipo de tarifa comprada, pode haver multa para alterar ou cancelar seu voo, e que os pedidos de reembolso devem ser pagos em até 7 dias (e não mais em 12 meses, como determinava a lei que valeu até 31 de dezembro de 2021). Já em casos de voos cancelados pela companhia aérea, o passageiro tem direito ao reembolso total ou acomodação em outro voo.

No momento da compra, vale sempre verificar as regras das tarifas disponíveis e escolher a mais adequada para o seu perfil – se quiser ter mais flexibilidade, considere as opções mais completas, que, além de bagagem e marcação antecipada de assento, têm menos penalidades em caso de alterações e cancelamento. Confira o texto da Resolução 400 da Anac na íntegra.

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ATENÇÃO: para reprogramar passagens compradas em agências de viagens, entre em contato com a sua agência.

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