ABEAR e parlamentares debatem a importância da integração do setor aéreo no IBAS 2019

Da esquerda para a direita: João Pita, Dep. Newton Cardoso Júnior, Dep. Herculano Passos, Paula Faria (diretora executiva da Sator, organizadora do IBAS 2019), Marcelo Costa e Eduardo Sanovicz.

O alinhamento entre o poder público e a iniciativa privada para a promoção do Turismo no Brasil foi tema de debate no segundo dia do International Brazil Air Show – IBAS 2019, com a participação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e parlamentares. A mesa redonda “A Importância da Cooperação nos Setores da Aviação e Turismo” contou com a presença do presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, do deputado federal (MDB-MG) e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Júnior, do deputado federal (MDB-SP) e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, do secretário executivo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Marcelo Costa, e do gerente de Negócios Aéreos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), João Pita.

“A desregulamentação da franquia de bagagem colocou o Brasil em conformidade com os grandes mercados. Sabemos que as consequências serão positivas e que irão melhorar a vida das pessoas”, disse Sanovicz. A importância de políticas públicas que alinhem o Brasil às práticas internacionais, com respeito à liberdade de negócios de cada empresa, foi destacada pelos parlamentares presentes. O deputado Newton Cardoso destacou que, no início do ano, o Congresso estava em conflito com o setor aéreo, mas o diálogo com a ABEAR o ajudou a conhecer a aviação por dentro e entender os desafios do setor. “Nós visitamos instalações aéreas e, assim, conseguimos entender melhor os desafios do setor e quais caminhos devemos seguir para oferecer a melhor resposta para a sociedade”, completou.

Para o deputado Herculano Passos, o turismo é um fator de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, e o Congresso está trabalhando para impulsionar o segmento e reduzir o custo do turismo. “A aprovação da Medida Provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas empresas do país vai atrair novas companhias e concorrência. As reformas da previdência e tributária também irão atrair novos investimentos”, destacou. Já o secretário Marcelo Costa destaca que o Estado de São Paulo está fazendo sua parte e tem conquistado resultados expressivos no turismo local. “Com a redução do ICMS do Querosene de Aviação (QAV) e outras medidas importantes já atraímos centenas de novos voos para o estado e a participação do turismo no PIB estadual cresce exponencialmente”, informou. “Turismo é competição global com resultados locais e a palavra-chave é conectividade”, reforçou João Pita, de GRU Airpot, lembrando que o Brasil vivencia grandes oportunidades para o crescimento turístico.

Ao final, Eduardo Sanovicz destacou a importância do IBAS e a qualidade dos debates promovidos para o desenvolvimento do setor aéreo e do turismo no Brasil. “Em nome da aviação comercial, eu agradeço esse grande momento, construído por temas de grande relevância para o país. Quanto mais alinhado o Brasil estiver com o mundo, mais competitiva será a aviação brasileira”. O IBAS acontece até o dia 13 de setembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mais de 1,6 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento.