24/10/18

Setembro registra aumento de 2,6% na demanda por transporte aéreo doméstico

A procura1 por viagens aéreas dentro do Brasil avançou 2,59% em setembro desse ano em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado. Em igual recorte, a oferta2 destes serviços foi ampliada em 5,52% pelas companhias nacionais. A ampliação da disponibilidade de transporte em maior volume do que o reforço da demanda resultou em uma retração de 2,3 pontos percentuais do fator de aproveitamento das operações, que ficou em 80,7% no mês. Foram transportados 7,6 milhões de passageiros nos voos domésticos em setembro, aumento de 2,28% do contingente total. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado4 doméstico em setembro de 2018:

GOL: 34,65%

LATAM: 32,54%

AZUL: 19,28%

AVIANCA: 13,53%

Acumulado do ano

Agregados os resultados de janeiro a setembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, a aviação doméstica acumula aumento de demanda de 4,51%. Já a oferta teve crescimento de 4,88%. Essa relação entre oferta e demanda proporciona estabilidade do fator de aproveitamento, com leve retração de 0,29 ponto percentual, para 80,77%, ante os mesmos nove meses de 2017. Já são 68,7 milhões de viagens domésticas realizadas no ano, um progresso de 3,70% sobre o ano anterior. Esta variação equivale a quase 2,4 milhões de passageiros transportados em voos domésticos a mais do que no ano passado.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,78%

LATAM: 31,85%

AZUL: 18,70%

AVIANCA: 13,66%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

A demanda por viagens internacionais nas empresas aéreas integrantes da ABEAR teve crescimento de 16,02% em setembro em comparação com igual mês de 2017. A oferta, por sua vez, teve alta mais expressiva, de 22,28%. Tal descompasso entre disponibilidade e ocupação de assentos levou a uma baixa de 4,38 pontos percentuais do fator de aproveitamento, que recuou a 81,16% no mês. A quantidade de passageiros transportados nas operações entre o Brasil e o exterior aumentou 8,23% em setembro, somando 765,5 mil viajantes.

Participação do mercado internacional em setembro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 69,01%

AZUL – 12,98%

AVIANCA – 9,42%

GOL – 8,58%

Acumulado no ano

Nos nove meses do ano já compilados, a demanda internacional mostra crescimento de 15,68% na comparação com intervalo idêntico de 2017. A oferta tem expansão de 19,44% na mesma base. O fator de aproveitamento resultante, de 82,51%, fica 2,68 pontos percentuais abaixo ao do ano passado. As aéreas brasileiras já embarcaram pelo menos 773 mil passageiros internacionais a mais do que em 2017 a este ponto, somando um total de 6,9 milhões de viagens realizadas no acumulado do ano (alta de 12,49%).

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 68,71%

AZUL – 15,07%

GOL – 9,25%

AVIANCA – 6,97%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Tais empresas transportaram 32,7 mil toneladas de carga no mercado doméstico em setembro (alta de 11,18% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 24,4 mil toneladas no mercado internacional (alta de 27,9%).

No acumulado de nove meses são 283,2 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (crescimento de 13,47% ante igual período de 2017) e 209,9 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 31,23%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Novas Associadas

Em setembro, a ABEAR divulgou o ingresso de mais duas companhias aéreas em seu quadro de associadas: MAP e Passaredo. Ambas terão seus respectivos dados estatísticos incluídos no Dados e Fatos a partir de janeiro de 2019.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despac5hadas pelos passageiros.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon