21/07/17

EUA iniciam reforço da segurança em voos a partir do Brasil e uma centena de países

US Department of Homeland Security (DHS, Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos) e Transport Security Administration (TSA, Administração para Segurança dos Transportes), órgãos do governo dos EUA, deram início em julho de 2017 a uma nova fase de elevação da segurança em viagens aéreas com destino aos EUA a partir de 280 aeroportos em 105 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Por aqui, afetam os serviços diretos ou com escala oferecidos pelas companhias brasileiras, sempre que o destino final for uma cidade no território americano, além das próprias companhias americanas. Atualmente levam passageiros nessas rotas AVIANCA, AZUL e LATAM, entre as brasileiras, além de American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines, entre as americanas. As medidas têm caráter obrigatório para as transportadoras aéreas.

Não há um período determinado de duração para a aplicação dos procedimentos reforçados, nem é possível determinar se os processos de embarque levarão mais tempo. Por isso, nestes voos para os EUA, recomenda-se aos passageiros a apresentação para o check-in com antecedência de pelo menos 3h antes do horário de decolagem.

Segundo o DHS, muitas das precauções sequer serão notadas pelos passageiros. Outras são visíveis e exigem o acompanhamento por parte dos viajantes. Tipo e forma dos procedimentos, frequência e quantidades das inspeções são determinados pelas autoridades americanas. De forma geral, incluem verificações pessoais e de pertences antes do embarque nas aeronaves.

Os passageiros que estiverem sujeitos às verificações e se recusarem a realizá-las, aqueles portando itens que não passem nos critérios da inspeção, ou as pessoas que não preencham os critérios das autoridades americanas podem ter o embarque negado, ainda que portadoras de vistos ou autorizações de viagem válidos. As checagens de bagagens têm foco especial em equipamentos eletrônicos. Não há mudança na lista dos itens que podem ser despachados ou levados a bordo, entretanto. Notebooks, tablets e telefones celulares continuam permitidos como bagagem de cabine nas viagens para os EUA em voos partindo do Brasil.

As medidas do DHS/TSA são complementares àquelas das autoridades nacionais de aviação dos países. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é responsável por definir os procedimentos gerais exigíveis. Para quaisquer voos internacionais, incluindo para os EUA, estes permanecem inalterados. Os procedimentos determinados pelas autoridades americanas, por sua vez, não afetam voos internacionais originados no Brasil, de companhias brasileiras ou estrangeiras, para outros países. Todavia, se um passageiro embarcar no Brasil e fizer conexão em aeroporto no exterior para então rumar para os EUA, ele pode ser submetido aos procedimentos do DHS/TSA neste último ponto de partida.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000