27/09/18

Demanda por transporte aéreo doméstico tem alta de 4,40% em agosto

A procura1 por viagens aéreas dentro do Brasil avançou 4,40% em agosto desse ano em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado. Em igual recorte, a oferta2 destes serviços foi ampliada em 4,75% pelas companhias nacionais. A ampliação da disponibilidade de transporte em maior volume do que o reforço da demanda resultou em pequena retração, de 0,27 ponto percentual, do fator de aproveitamento das operações, que ficou em 80,07% no mês. Foram transportados 7,8 milhões de passageiros nos voos domésticos em agosto, expansão de 4,36% do contingente total. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Os valores de oferta e demanda são os mais altos já registrados para um mês de agosto em toda a série histórica de acompanhamento. O total de passageiros (inferior apenas a ago/14) e o fator de aproveitamento (inferior a ago/17) atingiram o segundo melhor patamar histórico.

Participação do mercado4 doméstico em agosto de 2018:

GOL: 34,19%

LATAM: 32,79%

AZUL: 19,25%

AVIANCA: 13,77%

Acumulado do ano

Agregados os resultados de janeiro a agosto de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, a aviação doméstica verifica aumento de demanda de 4,74%. A variação é bem próxima à da oferta, que teve crescimento de 4,80%. Essa relação entre oferta e demanda proporciona estabilidade do fator de aproveitamento, que têm retração mínima de 0,04 ponto percentual, para 80,78%, ante os mesmos oito meses de 2017. Já são 61,1 milhões de viagens domésticas realizadas no ano, um progresso de 3,87% sobre o ano anterior. Esta variação equivale a quase 2,3 milhões de passageiros transportados a mais do que no ano passado.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,92%

LATAM: 31,77%

AZUL: 18,63%

AVIANCA: 13,68%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

A demanda por viagens internacionais nas aéreas integrantes da ABEAR teve crescimento de 15,72% neste mês de agosto em comparação com igual mês de 2017. A oferta, por sua vez, teve alta mais expressiva, de 19,54%. Tal descompasso entre disponibilidade e ocupação de assentos levou a uma baixa de 2,70 pontos percentuais do fator de aproveitamento, que recuou a 81,61% no mês. A quantidade de passageiros transportados nas operações entre o Brasil e o exterior aumentou 8,95% em agosto, somando 797 mil viajantes.

Em valores absolutos, oferta, demanda e volume de passageiros registraram os mais altos níveis históricos em um mês de agosto.

Participação do mercado internacional em agosto de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 68,85%

AZUL – 15,65%

AVIANCA – 7,94%

GOL – 7,57%

Acumulado no ano

Nos oito meses do ano já compilados, a demanda internacional mostra crescimento de 15,64% na comparação com intervalo idêntico de 2017. A oferta tem expansão de 19,08% na mesma base. O fator de aproveitamento resultante, de 82,69%, fica 2,46 pontos percentuais abaixo ao do ano passado. As aéreas brasileiras já embarcaram pelo menos 715 mil passageiros internacionais a mais do que em 2017 a este ponto, somando um total de 6,2 milhões de viagens realizadas no acumulado (alta de 13,04%).

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 68,67%

AZUL – 15,34%

GOL – 9,34%

AVIANCA – 6,65%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Tais empresas transportaram 35,1 mil toneladas de carga no mercado doméstico em agosto (alta de 15,20% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 22,6 mil toneladas no mercado internacional (alta de 14,25%).

No acumulado de oito meses são 250,4 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (crescimento de 13,77% ante igual período de 2017) e 185,5 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 31,67%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despachadas pelos passageiros.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon