28/08/17

Demanda da aviação doméstica registra alta de 3,83% em julho

Com crescimento de 3,83% em relação ao mesmo mês de 2016, a demanda1 por serviços aéreos domésticos oferecidos pelas companhias associadas à ABEAR completou o quinto mês consecutivo de avanço em julho. Por sua vez, a oferta2 de transporte teve ampliação um pouco superior, de 4,59%, em igual base de comparação. A expansão da oferta em nível superior ao da demanda apurada levou a uma leve deterioração do fator de aproveitamento dos voos, de 0,62 ponto percentual, que ficou situado ainda em saudáveis 83,97% de ocupação no mês. O volume de passageiros transportados evoluiu em linha com os demais indicadores, apresentando alta de 4,43% sobre julho de 2016, somando 8,6 milhões de viagens realizadas.

Os dados são referentes aos serviços prestados por AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico.

Em números absolutos, ainda que as estatísticas de oferta, demanda e volume de passageiros tenham sido superiores às registradas no mesmo mês de 2016, seguem ainda abaixo dos valores apurados em julho de 2015, último mês antes do recente ciclo de retração da aviação doméstica (de agosto/15 a março/17).

Participação do mercado4 doméstico em julho de 2017:

GOL – 37,58%

LATAM – 32,24%

AZUL – 17,38%

AVIANCA – 12,80%

No acumulado de janeiro a julho de 2017, em comparação com igual período de 2016, a oferta doméstica tem leve alta de 0,58%, a demanda cresce 1,51%, o fator de aproveitamento tem aprimoramento der 0,74 ponto percentual (80,89%) e o total de passageiros transportados cresce 0,97%, so9mando 51,6 milhões de viagens.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2017:

GOL – 36,33%

LATAM – 32,46%

AZUL – 18,37%

AVIANCA – 12,84%

Transporte internacional

As empresas aéreas brasileiras detêm aproximadamente um terço do mercado aéreo internacional envolvendo o país. A parcela majoritária restante diz respeito às operações de companhias estrangeiras.

Dentro de sua participação de mercado, as associadas ABEAR registraram em julho avanço da demanda de 18,82% em relação a igual mês do ano anterior. A oferta teve expansão em patamar muito próximo, de 18,01%. Tal relação entre oferta e demanda resultou em leve alta de 0,59 ponto percentual do fator de aproveitamento, situado em 86,17% de ocupação dos assentos disponibilizados. A quantidade de transportes realizados somou 805 mil viagens no mês, uma alta semelhante à das demais estatísticas de 16,74%.

Os valores de oferta, demanda, volume de passageiros e fator de aproveitamento são os mais elevados para o mês de julho na série histórica.

Participação do mercado internacional em julho de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 73,63%

GOL – 11,76%

AZUL – 12,51%

AVIANCA – 2,10%

No acumulado dos sete meses de 2017, quando comparados a igual período de 2016, a oferta internacional vê 8,81%, a demanda cresce 12,82%, o fator de aproveitamento sobre 3,04 pontos percentuais (85,38%) e a quantidade de passageiros transportados tem incremento de 11,12%, totalizando 4,8 milhões de viagens.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 77,65%

AZUL – 10,98%

GOL – 10,88%

AVIANCA – 0,49%

Cargas5

A aviação doméstica movimentou 29,6 mil toneladas de cargas em julho, alta de 10,46% sobre o ano anterior. No mercado internacional as 21,6 mil toneladas movimentadas no mês representam crescimento de 64,50% na mesma base de comparação. No acumulado do ano a atividade cargueira aérea doméstica avança 7,77% enquanto o mercado internacional tem alta de 23,05%, ambos os resultados calculados sobre os primeiros sete meses de 2016. As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Confira as planilhas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despachadas pelos passageiros.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1111
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1001