23/01/18

Aviação mantém ritmo em dezembro, fecha semestre positivo e confirma retomada do crescimento

O transporte doméstico de passageiros no Brasil registrou resultados positivos em todas as principais estatísticas no mês de dezembro de 2017 quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior. A demanda cresceu 5,80%, para uma oferta com ampliação de 3,38%. O aumento da procura por transporte aéreo doméstico em nível acima da adição de capacidade levou a uma alta de 1,91 ponto percentual no fator de aproveitamento dos voos (Load Factor, ou LF), que ficou em 83,29% no mês. Foram transportados 8,4 milhões de passageiros no período, incremento 5,76% no volume mensal. Demanda e total de passageiros completam 10 meses em crescimento continuado. A oferta tem ampliação há seis meses seguidos. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e se referem a mais de 99% do mercado doméstico.

Outros destaques do mercado doméstico em dezembro:

·       A oferta total do mês foi a 3ª melhor para qualquer dezembro, atrás apenas de dezembro/14 e 15, respectivamente. No ano foi o 2º melhor resultado, inferior apenas a janeiro;

·       A demanda total do mês foi a 2ª melhor para qualquer dezembro, atrás apenas de dezembro/14. No ano foi o 2º melhor resultado, inferior apenas a janeiro;

·       O LF do mês foi o melhor para qualquer dezembro na série histórica. No ano foi o 4º melhor desempenho, inferior a junho, julho e outubro, respectivamente;

·       O volume total de passageiros do mês foi o 2º melhor para qualquer dezembro, atrás apenas de dezembro/14. No ano foi o 2º melhor resultado, inferior apenas a janeiro.

Participação do mercado4 doméstico em dezembro de 2017:

GOL: 38,13%

LATAM: 31,79%

AZUL: 17,45%

AVIANCA: 12,64%

Resultados do ano

No consolidado de 2017 a aviação doméstica apurou crescimento de 3,51% na demanda (ante baixa de 5,47% em 2016), com a oferta sendo expandida em 1,68% (em comparação com redução de 5,74% em 2016). O fator de aproveitamento no ano foi de 81,59%, apresentando melhoria de 1,45 ponto percentual. Ao todo, foram transportados 89,9 milhões de passageiros, volume 2,72% maior que o do ano anterior. Com tal desempenho nessa estatística, a aviação doméstica já conseguiu repor cerca de 2,5 milhões de passageiros em relação aos sete milhões que havia perdido em 2016 (em relação a 2015) como efeito da crise econômica. Entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017 a atividade acumulou um intervalo de 19 meses com demanda e volume de passageiros em retração.

Outros destaques do mercado doméstico no ano:

·       A oferta doméstica teve em 2017 ao 5º melhor resultado histórico anual (abaixo de 2015, 2014, 2013 e 2012, respectivamente);

·       A demanda doméstica teve o 3º melhor resultado histórico anual (abaixo de 2015 e 2014, respectivamente);

·       O volume de passageiros teve o 3º melhor resultado anual (abaixo de 2014 e 2015, respectivamente);

·       A indústria obteve em 2017 o melhor LF doméstico anual histórico;

Participação do mercado doméstico de janeiro a dezembro de 2017:

GOL: 36,35%

LATAM: 32,74%

AZUL: 17,92%

AVIANCA: 12,99%

MERCADO INTERNACIONAL

Em relação às operações internacionais, as estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% do mercado. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

O mercado de transporte internacional de passageiros por companhias brasileiras completou em dezembro 15 meses com demanda e volume de passageiros em elevação, enquanto a oferta se amplia a 14 meses. Em dezembro, na comparação com igual mês de 2016, as variações voltaram à casa de dois dígitos. A demanda registrou crescimento de 10,88%, para uma oferta com 11,69% de ampliação. O aproveitamento dos voos resultante foi de 83,25%, com perda de 0,61 ponto percentual. Foram 782 mil passageiros transportados nos voos entre o Brasil e o exterior, número 15,44% maior do que o de dezembro de 2016.

Outros destaques do mercado internacional em dezembro:

·       Os valores absolutos de oferta, demanda, volume de passageiros são recorde para qualquer mês de dezembro. O LF no mês já foi mais alto em dezembro/16, entretanto;

·       No ano, a oferta e o volume de passageiros tiveram em dezembro o 2º melhor resultado (inferior apenas a janeiro). A demanda registrou em dezembro o 3º melhor resultado (inferior a julho e janeiro, nessa ordem). O LF de dezembro foi superior apenas ao de novembro.

Participação do mercado internacional em dezembro de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 67,07%

AZUL – 15,88%

GOL – 11,21%

AVIANCA – 5,84%

Resultados do ano

De janeiro a dezembro de 2017, em comparação com os 12 meses de 2016, a demanda por transporte internacional nas aéreas brasileiras cresceu 12,05% (havia caído 0,31% em 2016 na comparação com 2015). A oferta registrou expansão de 10,61% (depois de recuar 3,12% em 2016). O fator de aproveitamento teve aprimoramento de 1,09 ponto percentual, ficando em 84,81% no ano. O total aproximado de 8,4 milhões de passageiros transportados tem crescimento de 11,74% sobre o ano anterior.

Em valores absolutos, todas estas estatísticas atingiram níveis máximos históricos em 2017. O Brasil conta hoje com quatro empresas de bandeira com operações internacionais expressivas, o que proporcionou o resultado consolidado notável.

Participação do mercado internacional de janeiro a dezembro de 2017:

LATAM: 74,89%

GOL: 10,75%

AZUL: 11,80%

AVIANCA: 2,56%

Cargas

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Em dezembro, no mercado doméstico, estas empresas movimentaram 35,1 mil toneladas de cargas, alta de 9,84% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No mercado internacional, o número somou 24,6 mil toneladas no mês, crescimento de 29,95% na mesma base de comparação.

De janeiro a dezembro foram 349,2 mil toneladas transportadas em voos dentro do país, crescimento de 8,52% em relação a 2016. Nas rotas internacionais, por sua vez, foram 226,2 mil toneladas movimentadas, crescimento de 24,15% em base anual.

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Eduardo Pedro Silva

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000