28/08/18

Aviação doméstica cresce 7,43% em julho

A demanda1 por transporte aéreo doméstico no Brasil e a oferta2 disponibilizada pelas companhias caminharam absolutamente em linha no mês de julho: tiveram crescimento idêntico de 7,43% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Com oferta e procura avançando em igual ritmo, o fator de aproveitamento ficou estável em 83,97% na base anual de comparação. Foram transportados 8,8 milhões de passageiros nos voos nacionais em julho, um crescimento de 6,75% sobre o mesmo mês de 2017. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado4 doméstico em julho de 2018:

GOL: 38,50%

LATAM: 30,00%

AZUL: 18,81%

AVIANCA: 12,70%

Acumulado do ano

A aviação doméstica tem crescimento de demanda da ordem de 4,79% em sete meses na comparação com o mesmo intervalo de 2017. A oferta tem expansão ligeiramente superior, de 4,81%. O fator de aproveitamento se mantém estável em 80,88%. Somam 53,3 milhões os passageiros transportados no ano, alta de 3,80% sobre o ano anterior, o correspondente a um acréscimo de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 36,17%

LATAM: 31,62%

AZUL: 18,55%

AVIANCA: 13,67%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Nas rotas internacionais, as associadas ABEAR registraram em julho crescimento consolidado 14,78% na demanda para uma oferta 17,24% maior nas comparações com 2017. O fator de aproveitamento teve pequena piora de 1,80 ponto percentual em julho, baixando a 84,19%. Foram 884,4 mil passageiros transportados no mês nos voos internacionais, total 10,49% superior ao do ano passado.

Participação do mercado internacional em julho de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 68,67%

AZUL – 15,76%

AVIANCA – 7,44%

GOL – 8,13%

Acumulado no ano

De janeiro a julho a demanda internacional sobe 15,63% em relação a 2017. A oferta tem ampliação de 19,00%, por sua vez. O fator de aproveitamento no ano é de 82,86%, com piora de 2,42 pontos percentuais em um ano. Ao todo são 5,4 milhões de passageiros internacionais transportados, crescimento de 13,67% no contingente.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 68,64%

AZUL – 15,29%

GOL – 9,61%

AVIANCA – 6,45%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Tais empresas transportaram 30,6 mil toneladas de carga no mercado doméstico em julho (alta de 4,59% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 23,6 mil toneladas no mercado internacional (alta de 21,52%).

No acumulado de sete meses são 215,3 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (crescimento de 13,55% ante igual período de 2017) e 162,8 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 34,52%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despachadas pelos passageiros.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon