23/11/18

Aviação doméstica cresce 3,29% em outubro

A procura1 por viagens aéreas dentro do Brasil, medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK), registrou crescimento de 3,29% em outubro desse ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. A oferta2 destes serviços, em termos de assentos-quilômetros disponibilizados (ASK), foi ampliada em 5,63% em igual comparação. Apesar do aquecimento da demanda, como nem toda oferta adicional do mês foi absorvida, o fator de aproveitamento das operações teve recuo de 1,85 ponto percentual, atingindo 81,55% no mês. Em quantidade de consumidores, o mercado atendeu 7,9 milhões de passageiros nos voos domésticos em outubro, alta de 2,24%. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

De forma geral, este foi o segundo melhor mês de outubro da série histórica doméstica. Os níveis de oferta, demanda e de volume de passageiros ficaram abaixo apenas daqueles registrados em outubro de 2014. No caso do fator de aproveitamento, apenas outubro de 2017 viu ocupação superior.

Participação do mercado4 doméstico em outubro de 2018:

GOL: 34,28%

LATAM: 33,33%

AZUL: 18,84%

AVIANCA: 13,55%

Acumulado do ano

Somados os resultados de 10 meses de 2018, a aviação doméstica vê aumento de demanda de 4,39%, para uma oferta em expansão ligeiramente maior, da ordem de 4,95%. Esse equilíbrio proporciona relativa estabilidade do fator de aproveitamento no ano, que recuou 0,43 ponto percentual, para 80,86%, em comparação com o mesmo intervalo de 2017. Os passageiros transportados de janeiro a outubro totalizam 76,6 milhões (+ 3,44%, ou aproximadamente 2,5 milhões de pessoas a mais do que no ano passado).

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,62%

LATAM: 32,01%

AZUL: 18,72%

AVIANCA: 13,65%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

De forma consolidada, a demanda por viagens internacionais nas aéreas integrantes da ABEAR seguiu crescendo a uma taxa de dois dígitos em outubro, tal como vem acontecendo ao longo de todo o ano. O resultado mais recente é de alta de 15,33%. Isso mostra receptividade do público para a oferta que vem sendo bastante ampliada nas rotas internacionais, e cuja expansão foi de 20,98% em outubro. Como resultado desse relativo descompasso entre oferta e demanda, o fator de aproveitamento resultante foi de 81,49%, ainda um patamar saudável apesar da retração de 4,00 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Os viajantes internacionais somaram 766 mil no mês (+8,31%).

Em valores absolutos, oferta, demanda e volume de passageiros registraram os mais altos níveis históricos para um mês de outubro.

Participação do mercado internacional em outubro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 71,90%

AZUL – 12,40%

GOL – 7,97%

AVIANCA – 7,72%

Acumulado no ano

Os resultados acumulados nos 10 meses de 2018 são bastante semelhantes aos do mês de outubro isoladamente. A demanda internacional verifica evolução de 15,72%, enquanto a oferta tem alargamento de 19,60% - em ambos os casos a comparação é com o mesmo intervalo de 2017. O fator de aproveitamento no ano se situa em 82,45%, 2,77 pontos percentuais abaixo do que se apurava no ano passado. Nossas companhias aéreas brasileiras transportaram mais de 7,7 milhões de viajantes nos voos entre o Brasil e o exterior neste ano. O número é 12,04% maior do que em 2017, o que corresponde a cerca de 830 mil consumidores adicionais.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 69,05%

AZUL – 14,79%

GOL – 9,12%

AVIANCA – 7,04%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

O conjunto destas empresas transportou 34,8 mil toneladas de carga no mercado doméstico em outubro (+10,98%) e 24,2 mil toneladas no mercado internacional (+10,87%).

No agregado de janeiro a outubro, são 317,8 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (+13,13%) e 232,5 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (+27,89%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despachadas pelos passageiros.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon