15/09/17

Aeroporto de Brasília e aéreas fazem ação conjunta para esclarecer passageiros sobre bagagem de mão

O Aeroporto de Brasília, em parceria com as companhias aéreas, promove uma ação para ajudar a esclarecer as medidas e volumes das malas que podem ser levadas pelos passageiros como bagagem de mão dentro dos aviões. A ideia surgiu após a constatação de que ainda há dúvidas sobre a desregulamentação da franquia de bagagem, uma das novas regras das viagens aéreas, determinadas pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Inframerica, concessionária do aeroporto, colocou funcionários em frente ao portão de embarque doméstico para sanar as dúvidas e orientar os usuários. Iniciada na última segunda-feira (11), a ação pode ser mantida permanentemente pela concessionária. A analise das malas está ocorrendo na entrada do embarque doméstico, antes da inspeção por raio-x.

Desde março, as bagagens de mão não podem ultrapassar os 10 kg e cada companhia aérea tem a liberdade de estabelecer a dimensão máxima e as tarifas referentes ao serviço de transporte.  “Quando os passageiros embarcam com bagagens fora do padrão a companhia aérea é obrigada a despachar a mala, gerando filas e atrasando o voo. As aeronaves possuem um limite de peso e de espaço que podem ser levadas nos compartimentos de bagagem. É importante que os passageiros saibam disso e tenham um voo com segurança e no horário”, afirma Josmário Brito, gerente de operações do Aeroporto de Brasília.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon