12/09/17

ABEAR reforça apoio ao projeto que limita o ICMS em 12% para combustível de avião na rádio CBN

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) tem inserções durante todo o mês de setembro na rádio CBN para ressaltar seu apoio ao Projeto de Resolução do Senado (PRS 55/2015) que limita o teto da alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões em 12%.

Atualmente, o tema segue em tramitação no Senado e, caso aprovado, as companhias aéreas associadas à entidade se comprometem a criar pelo menos 74 novos voos em todo o território nacional.

O combustível é o item que mais pesa na composição dos custos das empresas aéreas, representando 26% dos gastos operacionais das companhias brasileiras, enquanto que a média mundial é de 14%. Uma das principais razões para essa distorção é o ICMS que incide sobre o querosene de aviação nos voos domésticos, com alíquotas diferentes para cada estado, que atualmente vão de 12% a 25%.

As mensagens da ABEAR vão ao ar na CBN e no site www.cbn.com.br nos seguintes dias e horários:

- Quintas e sextas-feiras no Jornal da CBN 2ª edição, entre 17 e 19 horas

- Sextas-feiras no Jornal da CBN 1ª edição, entre 6 e 9h30 da manhã

- Sextas-feiras no CBN Brasil, entre 12h e 14 horas

Você também pode escutar todos os programas no perfil da associação no Youtube.

Veja a transcrição do conteúdo divulgado na rádio:

Informação importante: A Associação Brasileira das Empresas Aéreas apoia o projeto em tramitação no senado que estabelece uma alíquota máxima de 12% para o ICMS cobrado sobre o combustível de aviões. Hoje, há estados como São Paulo que cobram até 25%.  Essa variação limita a oferta de voos, a criação de nova rotas e reflete, desta forma, no preço dos bilhetes.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000