20/04/17

ABEAR lança site Panorama da Aviação Brasileira

Já está no ar um novo canal para a divulgação de informações sobre o setor aéreo, o site Panorama da Aviação Brasileira (www.panorama.abear.com.br). A plataforma organiza conteúdos em grandes áreas e temas específicos, acrescentando contextualizações. Traz gráficos e tabelas em formato Tableau. Sempre que possível, apresenta perspectivas de comparação com o cenário internacional. Assim, permite uma visão ampla – quantitativa e qualitativa – do setor. Facilita a compreensão, a partir de números e argumentos, dos assuntos que afetam a ampliação dos benefícios da aviação por toda a sociedade.

“O novo site foi idealizado para atender a diversos públicos: profissionais do setor, mídia especializada, grande imprensa, academia, gestores públicos e todos os interessados em conhecer melhor as características dessa atividade econômica”, conta Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. “Os dados estão referenciados e disponíveis para download. Com o tempo iremos ampliar o conjunto de informações e trabalhar para compartilhar números cada vez mais recentes. Vai ser um canal em constante renovação, assim como é a aviação”.

As informações do novo site foram editadas pela ABEAR a partir da compilação de suas publicações e de uma enorme quantidade de fontes no Brasil e no exterior, tais como Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Air Transport Action Group (ATAG), Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), Organização Mundial do Turismo (OMT), Banco Mundial, Airlines for America (A4A), autoridades nacionais de aviação de diversos países, entre outras.

A ABEAR foi lançada juntamente com o documento Agenda 2020, elaborado em parceria com a Consultoria Bain & Company, fazendo um diagnóstico do setor e apontando caminhos para o crescimento. Mensalmente a entidade divulga estatísticas de demanda e oferta das associadas, dando transparência ao setor. O Guia do Passageiro - Voar Melhor, lançado em 2014 em Português, Inglês e Espanhol, em formato físico, eletrônico e aplicativo, tem orientado consumidores novatos e experientes e tem atualização regular. O Panorama ABEAR, de periodicidade anual, tem crescido a cada edição com mais dados e análises. A entidade também produz estudos especiais e, recentemente, lançou o Voar Por Mais Brasil, publicação inédita sobre os benefícios da aviação nos estados brasileiros elaborada a partir de estudo produzido pela consultoria GO Associados.

“Agora juntamos estas e outras informações em uma nova plataforma digital para aumentarmos o alcance e ganharmos agilidade na divulgação. O site faz parte do amadurecimento da ABEAR. Reflete também a experiência da nossa equipe na busca das informações do setor. Agora compartilhamos dados que nos são sempre úteis de uma forma que gostaríamos de encontrar com maior facilidade, por exemplo, com séries abertas e disponíveis para baixar”, explica do diretor da ABEAR, Adrian Alexandri.

Conheça o site

Home – Traz destaques das páginas internas do site e é a central de acesso para as diversas áreas.

Benefícios da Aviação – Os dados do estudo Voar Por Mais Brasil ganham nova versão na seção Impactos da Aviação nos Estados Brasileiros, com fichas e resumos para cada UF. Em Como a Aviação Ajuda as Pessoas o leitor conhece algumas formas pelas quais o transporte aéreo ajuda indivíduos e empresas, consulta links e vê vídeos que exemplificam os efeitos.

Aviação no Mundo – Área composta por seções que apresentam grandes números, contam sobre os principais atores e como se organiza a aviação mundial e que reúnem dados em escala global dos impactos sociais e econômicos da atividade – e também no meio ambiente e no setor de turismo. São informações que revelam a dimensão da aviação em todo o planeta para que se possa compreender a importância do setor no Brasil.

Aviação no Brasil – Essa área, também organizada em seções temáticas, espelha o conjunto de informações apresentadas para a aviação mundial, facilitando a comparação. Além dos números gerais do setor no Brasil, são apresentados os principais membros do sistema de aviação civil, dados da movimentação de passageiros e cargas em regiões, estados e aeroportos, evolução da penetração do transporte aéreo, relacionamento com o meio ambiente e a contribuição da aviação para o sistema nacional de transplante de órgãos.

Dados e Estatísticas – Aqui os dados das diversas edições publicadas do Panorama ABEAR desde 2013 ganham destaques e são reunidos em séries históricas. Os temas incluem pontualidade, manuseio de bagagens, segurança operacional, tarifas aéreas, frota, custos das empresas e concorrência no setor.

Prioridades do Setor – Amparados pelos dados e fatos apresentados nas diversas seções do site, são reunidos aqui os principais temas de interesse da aviação comercial brasileira. Cada assunto é acompanhado do posicionamento da indústria, bem como propostas de mudanças.

Outras áreasSobre Nós traz apresentações da ABEAR e seus membros. Notícias direciona o visitante para as matérias da Agência ABEAR. Downloads reúne os materiais produzidos pela ABEAR e que podem ser baixados em PDF. Sitemap mostra a organização geral do site, com suas áreas e seções, possibilitando uma forma alternativa de navegação. O site conta também com um mecanismo de busca dos conteúdos, facilitando pesquisas por informações específicas.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000