25/07/17

ABEAR lança o Panorama 2016, com análises inéditas e nova linguagem visual

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lança hoje o Panorama 2016, com análises inéditas sobre o transporte aéreo e uma nova linguagem visual para tornar a leitura ainda mais simples e agradável.

A conectividade entre os aeroportos brasileiros, evidenciando aqueles com potencial de exploração, além de um olhar acurado sobre os desafios que o ICMS sobre o combustível dos aviões trazem para o transporte aéreo no país são alguns dos destaques desta quinta edição do estudo anual da ABEAR.

É a primeira vez que o Panorama analisa o setor aéreo como parte de uma rede de relações com os setores que ele impulsiona – e não como uma atividade econômica autônoma. Esta edição traz também uma análise das ineficiências do transporte aéreo de passageiros, por meio das distâncias úteis percorridas por hora de voo, medidas nas quase um milhão de decolagens realizadas em voos domésticos em 2016.

Mesmo diante de um dos piores anos para a aviação comercial brasileira, AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM fizeram a lição de casa e reduziram seus custos operacionais em 10% em 2016, em relação ao ano anterior.  A publicação anual da ABEAR mostra mais ganhos de eficiência entre as suas associadas. Apesar da queda de 5,5% na demanda por voos domésticos em 2016, na comparação com 2015, as transportadoras mantiveram o aproveitamento dos aviões em 80%, mesma média anual obtida desde 2014.

A qualidade dos serviços das empresas aéreas brasileiras também se manteve no topo, na comparação com países que são referência de aviação madura e desenvolvida. A pontualidade dos voos no critério de até 15 minutos de tolerância para a decolagem ficou em 88% em 2016, cinco pontos percentuais melhor que a média dos EUA. Os extravios e danos no manuseio de bagagens registraram índice de 2,1 ocorrências para cada mil passageiros embarcados, menos da metade da média mundial (5,7).

Como de costume, o Panorama utilizou dados e informações de fontes públicas e reconhecidas internacionalmente, permitindo que qualquer leitor possa auditar os resultados revelados na publicação. Para ler o estudo na íntegra, acesse o link.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000