19/04/18

ABEAR lança “Jornada Asas do Bem” e enfatiza a importância do avião no transporte de órgãos para doação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), está lançando a “Jornada Asas do Bem”, série de palestras pelo Brasil para ressaltar a importância da doação de órgãos. É uma extensão do Programa “Asas do Bem”, lançado em 2014 pelas fundadoras da ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) e que viabiliza em média, por ano, o transporte aéreo gratuito de cerca de 7 mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas), 90% do volume que é transportado por avião. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, com grande participação do avião no transporte de órgãos e equipes.

Pelo menos 12 cidades serão visitadas pelo publicitário Alexandre Barroso, de 58 anos, que já passou por três procedimentos de transplantes. Ele vai contar a sua experiência, além de incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância de se tornar doador. Os encontros costumam ocorrer em hospitais e escolas.

A primeira escala da “Jornada Asas do Bem” acontecerá no dia 22 de abril, em Aparecida de Goiânia, localizada a 20 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás. A palestra será aberta ao público e faz parte das comemorações do "Dia Municipal do Rim". Os debates neste encontro serão em torno da prevenção das doenças crônicas, renais, doações e transplantes.
Em maio, a jornada Asas do Bem tem duas passagens programadas pela região nordeste do país.  Dia 4 estará em Aracaju, capital do estado de Sergipe, para participar das ações em comemoração ao aniversário da Central de Transplantes do estado. Nos dia 18 e 19 é a vez da cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, que organizará uma roda de conversas com gestores, profissionais e estudantes da área da saúde para falar sobre a importância de incentivar e ser doador de órgãos.

O diretor de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia, “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas de pessoas com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz.

Mais detalhes sobre os locais das ações e palestras da “Jornada Asas do Bem”, visite a nossa página abear.com.br/asasdobem

Sobre o Asas do Bem:

O “Asas do Bem” foi lançado em 2014 pelas fundadoras da ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL  e LATAM) e viabiliza em média, por ano, o transporte aéreo gratuito de cerca de 7 mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas). O programa foi criado em parceria com o Ministério da Saúde, e Central Nacional de Transplantes, além do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e operadores aeroportuários. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo.

Sobre a ABEAR:

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi criada, em 2012, pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras - AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e TRIP (hoje integrada `AZUL) -, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Objetivando tratar de questões institucionais do setor aéreo, as estratégias de atuação da ABEAR compreendem planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. Além de contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da aviação, a entidade atua em constante relacionamento junto aos setores público e privado, entidades de classe e consumidores.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon