13/07/18

A pontualidade da aviação brasileira

Em comparação com restante do mundo, empresas aéreas brasileiras e aeroportos nacionais possuem excelente performance em termos de pontualidade. A conclusão é de um estudo global publicado recentemente pela empresa de dados de aviação OAG Analytics, do Reino Unido.

As estatísticas brasileiras comprovam essa avaliação: em 2017 foram registrados cerca de 760 mil voos domésticos regulares, com 13,9% de atrasos acima de 15 minutos (padrão predominante internacionalmente para o indicador), considerando partidas e chegadas. O desempenho brasileiro é superior ao dos Estados Unidos, um dos mercados mais maduros da aviação comercial, onde a taxa chega a 17,5%.

Em relação às causas para a impontualidade no ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e classificados segundo critérios do U.S. Department of Transportation, 22,6% dos atrasos de voos aconteceram por problemas operacionais das empresas aéreas, como manutenção de aeronaves e indisponibilidade de tripulações. Atrasos com a aeronave em trânsito respondem por 37,4% do total, incluindo problemas operacionais, do sistema aeronáutico e meteorológicos. Outras adversidades da estrutura aeronáutica, como falta de posições de estacionamento para aviões, por exemplo, representam 22,7%. Logo em seguida aparecem questões meteorológicas (5,7%), problemas na revista e sistema de raio-x (4%) e outros contratempos diversos (7,6%).

Estes números fazem parte da publicação da ABEAR Panorama 2017, em fase final de edição, com dados e análises da aviação brasileira e que será lançada em breve.

*Esse texto foi publicado pela ABEAR e compartilhado no grupo de discussão do Facebook. Caso tenha interesse em participar, acesse o link: https://www.facebook.com/abear.br

Paulo Tunin

Adriano Pinzon