Clipping

20/12/18

CLIPPING 20/12/2018

JORNAL O GLOBO

Aeroporto de Confins está fechado para pousos e decolagens após
pouso de emergência

https://oglobo.globo.com/brasil/aeroporto-de-confins-esta-fechado-para-pousos
-decolagens-apos-pouso-de-emergencia-23318699

Presidente da Infraero, Antônio Claret, renuncia ao cargo

https://oglobo.globo.com/economia/presidente-da-infraero-antonio-claret
-renuncia-ao-cargo-23318413

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Presidente da Infraero renuncia ao cargo; diretor assume interinamente

SÃO PAULO

O presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, renunciou ao cargo, e o posto será
assumido de forma interina pelo diretor de operações, João Márcio Jordão, informou nesta
quarta-feira (19) a estatal de infraestrutura aeroportuária do país.

O movimento acontece dias após a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ter
confirmado a indicação do brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, hoje diretor da Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil), para ser o próximo presidente da Infraero.

A equipe de transição indicou também planos de leiloar todos os aeroportos da Infraero em
três anos. A estatal diz operar 55 terminais no Brasil.

Em agosto, Oliveira havia dito que a empresa tinha planos para uma oferta inicial de ações
(IPO, na sigla em inglês), ideia que seria apresentada ao presidente eleito e que poderia
atrair investimento de cerca de R$ 14 bilhões.

 

Saiba o que fazer diante de atrasos de voos e conheça outras dicas
para aeroportos

Fernanda Canofre

SÃO PAULO

Após uma forte chuva atingir São Paulo na quinta-feira (13), o aeroporto de Cumbica, em
Guarulhos, sofreu uma série de atrasos e cancelamentos de voos. Segundo o Procon de
São Paulo, na época de férias e viagens de verão, a situação pode se repetir. Com aumento
da demanda e a situação climática das chuvas de verão, esta costuma ser a época com mais
reclamações contra companhias aéreas.

A Folha conversou com especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do
Procon-SP sobre como evitar e amenizar problemas nos aeroportos nas viagens de férias e
quais os direitos do consumidor em casos de atrasos e cancelamentos:

A partir de quanto tempo um voo é considerado atrasado pela Anac? De acordo com a
Resolução nº 218, um voo é considerado atrasado quando ele decolar 30 minutos após o
horário previsto no bilhete.

Para o Procon-SP, porém, a partir do momento que um voo não sai no horário em que estava
previsto já está em atraso. O que não quer dizer que esteja irregular ou que tenha alguma
infração diante do Código do Consumidor.

Há cuidados específicos para as viagens da época de férias? É importante se precaver,
segundo o supervisor do Procon-SP, Bruno Stroebel. São algumas dicas: sair mais cedo de
casa, prevendo imprevistos no trânsito, rever todos os documentos necessários
(especialmente de crianças) e checar a franquia de bagagem a que tem direito.

Antes da viagem, a Anac recomenda que os passageiros procurem a companhia aérea para
tirar dúvidas sobre itens proibidos, documentação de embarque e outros. Desde novembro, a
agência disponibilizou ainda a ferramenta Passageiro Digital onde algumas das questões
podem ser esclarecidas.

Além disso, com aumento da demanda e mais pessoas nos aeroportos, é importante lembrar
que o tempo para despacho de bagagem e checkin presencial pode ser diferente das demais
épocas do ano. O passageiro deve chegar com mais antecedência.

Em que é mais importante prestar atenção? Para evitar transtorno, é importante que o
passageiro conheça seus direitos e deveres e as informações do contrato de transporte.
Observar horário de embarque e horário estipulado pela empresa para apresentação, porque
isso pode variar conforme a época do ano.

Outro problema comum, de acordo com o Procon-SP, são passageiros que compram dois
trechos de empresas diferentes. Se o primeiro voo atrasa, eles podem perder o segundo. 

Sempre bom ter um espaço de tempo entre os voos que preveja essa situação.

Quais os direitos do passageiros em casos de atrasos e cancelamentos, segundo a lei?
Segundo o Procon-SP, com uma hora de atraso, as companhias são obrigadas disponibilizar
comunicação facilitada ao passageiro (internet, telefone). A partir de duas horas, o
consumidor tem direito a alimentação (pode ser lanche, bebida ou um voucher de algum
estabelecimento do aeroporto).

A partir de quatro horas de atraso ou em caso de cancelamento de voo, segundo a Anac, a
companhia aérea fica obrigada a oferecer uma das seguintes alternativas:

- reacomodação em outro voo (idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo e deficientes
têm preferência);

- reembolso integral do valor das passagens ao passageiro;

- execução do serviço por outra modalidade de transporte, a ser indicada pelo próprio
passageiro

Em caso de atrasos superiores a quatro horas, a empresa deve oferecer hospedagem,
quando houver necessidade de pernoite.

Caso as alterações ocorram de forma programada pelo transportador, com mudanças em
horário e trajeto, os mesmos devem ser comunicados ao passageiro com antecedência
mínima de 72 horas. A companhia deve oferecer alternativas de reacomodação ou reembolso
integral sempre que a informação for prestada em prazo inferior a três dias.

Como proceder, ainda dentro dos aeroportos, caso aconteçam atrasos e cancelamentos?
Atrasos devem ser informados imediatamente aos passageiros, com previsão do novo horário
de partida. Os passageiros podem, também, pedir que os motivos relativos ao atraso ou
cancelamento do voo sejam prestados por escrito.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, segundo a
Anac, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como
consumidor. Se o consumidor não tiver sua solicitação atendida, ele pode registrar
reclamação em um site do governo federal (www.consumidor.gov.br) , no site da Anac  ou
pelo telefone 163.

Os aeroportos também costumam ter fiscais do Procon e agentes da Anac à disposição.
Algumas cidades, como Brasília, Cuiabá, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, também
possuem Juizados da Justiça Federal nos aeroportos.

O balcão de atendimento ao consumidor das companhias deve estar aberto duas horas antes
do embarque e permanecer, pelo menos, até duas horas depois do último voo.

O Procon-SP alerta ainda que é importante que o consumidor guarde número de protocolo
de atendimento, nome de atendente, documentos que comprovem que a queixa foi
formalizada. Fotos do painel mostrando o atraso também podem ajudar depois.

Se eu compro uma passagem e meu voo atrasa, tenho direito de desistir do voo e pedir a
devolução integral do valor? Segundo a Anac, somente em atrasos superiores a quatro horas,
quando o passageiro tiver se apresentado para embarque. O passageiro também pode pedir
reembolso do valor integral da passagem caso o voo seja cancelado ou se a empresa avisar
previamente (a 72 horas do voo) que houve alteração no horário original (acima de 30 minutos
para voos domésticos, acima de uma hora para voos internacionais).

O Procon-SP diz ainda que o consumidor pode procurar a companhia em casos de prejuízos,
como perder um casamento, uma reserva, transfer para outro local, em razão do atraso, e
pedir reembolso. Para isso, é importante guardar recibos que comprovem as despesas.

Se houver atrasos em voos em conexão, que podem afetar o segundo embarque, o que
fazer? Segundo as regras da Anac, se um passageiro perde a conexão em razão do atraso
da própria empresa, cabe à companhia reacomodá-lo, dar reembolso integral da passagem
ou executar o serviço com outra modalidade de transporte a escolha dele. A empresa
também deve prestar assistência material, quando cabível e conforme o tempo de espera.

Porém, quando a conexão é feita pelo próprio passageiro, com outro bilhete de reserva, a
empresa aérea não se responsabiliza pelos eventuais problemas. Assim, é importante estar
atento ao aeroporto e horários de embarque de cada voo para evitar possíveis transtornos.

Para quem tem crianças, o que a lei prevê em casos de atrasos e cancelamentos? Segundo
o Procon-SP, nada muda. A única regra é que deficientes, idosos, gestantes ou pessoas com
crianças de colo tenham preferência de embarque em voos realocados, a partir de quatro
horas de atraso.

É importante lembrar que, no caso de embarque de crianças e adolescentes, mesmo quando
acompanhadas dos pais ou responsáveis, há exigências do Estatuto da Criança e do
Adolescente e do Conselho Nacional de Justiça e determinações da Vara da Infância e
Juventude do local de embarque. As regras para embarque podem variar conforme o estado.

Se forem viajar desacompanhadas dos pais ou responsáveis, as crianças e adolescentes
necessitarão de autorização judicial (além dos demais documentos), nos termos da
Resolução nº 131 do Conselho Nacional de Justiça.

Caso o passageiro tenha problemas com bagagens (extravio, danos) como proceder? É
importante que o passageiro procure a empresa logo após o desembarque para relatar o
fato em um formulário fornecido pela própria companhia. O Procon-SP recomenda que isso
seja feito ainda antes de deixar a área de desembarque. Vale ter fotos que comprovem os
problemas.

Segundo a Anac, para fazer a reclamação, é necessário apresentar o comprovante de
despacho da bagagem. Em caso de extravio, quando a bagagem for localizada pela
companhia, ela deve ser entregue no endereço informado pelo passageiro. Caso não seja
localizada, a empresa deverá indenizar o passageiro em até sete dias. O valor da
indenização é variável, podendo chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES), em
torno de R$ 5.000.

As bagagens são consideradas extraviadas por até sete dias, em caso de voo nacional, e
21 dias, em caso de voos internacionais.

Avarias e danos devem ser comunicados, pelo passageiro, por escrito, em até sete dias a
contar do recebimento. O prazo vale para voos domésticos e internacionais. A empresa
deverá reparar os danos ou substituir a bagagem danificada por outra equivalente. Mas,
sem registro, o consumidor não poderá reclamar.

Quais são os deveres e direitos dos passageiros em relação às bagagens? É importante 

que o passageiro esteja atento a limites de peso e dimensões da bagagem. Isso varia de
companhia para companhia. Bruno Stroebel, do Procon-SP, diz que há passageiros que se
surpreendem ao terem que despachar a bagagem porque uma companhia adota padrão
diferente daquele que está acostumado.

“A companhia pode impedir o embarque. É importante ver qual a franquia do número de
bagagens, planejar, identificar as malas com nome, endereço, telefone de contato, cadeados
para evitar qualquer violação. Precaução sempre é bem-vinda”, diz Stroebel.

Pelas regras da Anac, a franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 kg. Ou seja, o
passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10 kg sem qualquer custo
extra. Por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave, o transportador poderá
restringir esse peso, bem como o conteúdo da bagagem de mão. Estas informações devem
estar no contrato de transporte.

É importante lembrar ainda que, por medidas de segurança, não podem entrar na mala de
mão objetos cortantes e produtos inflamáveis ou explosivos. Para voos internacionais, frascos
com líquidos com mais de 100 ml também não são admitidos. Na dúvida, a orientação é
consultar a empresa aérea.

Para bagagens despachadas, é importante prestar atenção na franquia que foi vendida
junto a passagem. O passageiro deve estar atento ao peso, às dimensões e à quantidade
de bagagem despachada permitidos em cada tarifa – as regras estão pré-definidas no
contrato de compra do bilhete.

Quais são os canais (telefones e emails) para consultas e reclamações? O Procon-SP indica
que o primeiro canal a ser procurado seja sempre a própria companhia aérea. É importante
que o consumidor registre número de protocolo, nome do atendente e o horário da ligação.

Caso o problema não seja sanado, o consumidor pode recorrer ao Procon, à Anac ou aos
juizados disponíveis nos aeroportos. Em São Paulo, o Procon atende de segunda a sexta,
das 8h às 17h, pelo número 151. O serviço também está disponível nos sites e nas redes
sociais. procon.sp.gov.br

A Anac está disponível pelo telefone 163 e no site da agência.  

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Após pouso de emergência, pista do aeroporto de BH fica fechada

https://fotos.estadao.com.br/fotos/cidades,apos-pouso-de-emergencia-pista-do
-aeroporto-de-bh-fica-fechada,953812

 

CORREIO BRAZILIENSE

Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, é fechado após pouso
de emergência

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/12/20/interna-brasil
,726504/aeroporto-de-confins-em-minas-gerais-e-fechado-apos-pouso-de-emergen.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Aeroporto de Confins é fechado após pouso de emergência

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/12/20/interna_gerais,1014925/
aeroporto-de-confins-e-fechado-apos-pouso-de-emergencia.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Problema em voo da Latam fecha aeroporto de Confins e afeta Guarulhos

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/problema-com-voo-da-latam-fecha
-aeroporto-de-confins-e-afeta-guarulhos

 

G1

Pista do Aeroporto Internacional de BH está fechada após pouso
de emergência

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/12/20/pista-do-aeroporto
-internacional-de-bh-esta-fechada-apos-pouso-de-emergencia.ghtml

 

BOM DIA MINAS

Aeroporto Internacional de BH está fechado por causa de pouco forçado

https://globoplay.globo.com/v/7245970/

 

CBN

Ao menos 4 voos são cancelados em SP após aeroporto de BH fechar

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/234616/ao-menos-4-voos-sao-cancelados
-em-sp-apos-aeroport.htm

 

JORNAL EXTRA

Milhares de passageiros enfrentam espera em aeroporto de Londres
por presença de drones

https://extra.globo.com/noticias/economia/milhares-de-passageiros-enfrentam-espera
-em-aeroporto-de-londres-por-presenca-de-drones-23318764.html

 

DCI

Presidente da Infraero renuncia ao cargo; diretor assume interinamente

https://www.dci.com.br/neg%C3%B3cios/presidente-da-infraero-renuncia-ao-cargo-diretor
-assume-interinamente-1.767641

Azul assina pedido firme de 21 jatos Embraer E195-E2 no valor de US$1,4 bi

https://www.dci.com.br/neg%C3%B3cios/azul-assina-pedido-firme-de-21-jatos-embraer-e195
-e2-no-valor-de-us-1-4-bi-1.76738

 

PANROTAS

Voo da Latam a Londres faz pouso emergencial em Confins

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/voo-da-latam-a
-londres-faz-pouso-emergencial-em-confins_161166.html

Rio Galeão sorteará viagens para qualquer destino do mundo

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/rio-galeao-sorteara
-viagens-para-qualquer-destino-do-mundo_161156.html

APG passa a emitir bilhetes de 80 aéreas globais no Brasil

https://www.panrotas.com.br/aviacao/distribuicao/2018/12/apg-passa-a

-emitir-bilhetes-de-80-aereas-globais-no-brasil_161153.html

Gol passa a receber passageiros com MPB e Bossa Nova

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/gol-passa-a
-receber-passageiros-com-mpb-e-bossa-nova_161149.html

Azul confirma compra de 21 aviões Embraer 195-E2

https://www.panrotas.com.br/aviacao/investimentos/2018/12/azul
-confirma-pedido-de-21-avioes-embraer-195-e2_161152.html

Jetblue pede análise de acordo entre Delta, Virgin e AF-KLM

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/jetblue-pede-analise
-de-acordo-entre-delta-virgin-e-af-klm_161144.html

Gol recebe prêmio da Anac por inovação em segurança

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/gol-recebe
-premio-da-anac-por-inovacao-em-seguranca_161137.html

Air Europa é a menos poluente da Europa graças ao Dreamliner

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/air-europa-e-a-menos
-poluente-da-europa-gracas-ao-dreamliner_161132.html

 

MERCADO E EVENTOS

KLM lança serviço de aviso sobre viagens aos familiares via WhatsApp

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/klm-lanca-servico-de-aviso-sobre
-viagens-aos-familiares-via-whatsapp/

Alitalia readquire programa MilleMiglia e estende prazo para resgate
de milhas

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/alitalia-readquire-programa
-millemiglia-e-estende-prazo-para-resgate-de-milhas/

Air Europa é reconhecida como a aérea com maior responsabilidade
climatológica

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-europa-e-reconhecida
-como-a-aerea-com-maior-responsabilidade-climatologica/

Avianca Brasil anuncia promoção “Non Stop” com passagens a R$ 110

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/avianca-brasil-anuncia-promocao
-non-stop/

CEO da TAP afirma que companhia terá de ser incansável em 2019

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/ceo-da-tap-afirma-que
-companhia-tera-de-ser-incansavel-em-2019/

Gol é premiada pela Anac por inovação em segurança operacional

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/gol-e-premiada-pela-anac
-por-inovacao-em-seguranca-operacional/

South African Airways e Emirates expandem acordo de codeshare

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/south-african-airways-e
-emirates-expandem-acordo-de-codeshare/

Delta e Aerolíneas expandem codeshare envolvendo São Paulo e
Rio de Janeiro

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/delta-e-aerolineas
-expandem-codeshare-envolvendo-sao-paulo-e-rio-de-janeiro/

Azul e Embraer firmam contrato de US$ 1,4 bi para mais 21 jatos E195-E2

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-e-embraer-firmam-contrato-de
-us14-bi-para-mais-21-jatos-e195-e2/

Parceria entre Amadeus e Points fortalece programas de fidelidade
das aéreas

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/amadeus-e-points-anunciam
-parceria-focada-em-programas-de-fidelidade/

 

VALOR

Avião da Latam faz pouso de emergência em Confins

Por Elaine Patricia Cruz | Agência Brasil

SÃO PAULO  -  Um problema em um voo da Latam na madrugada desta quinta-feira), no
aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, fechou o terminal mineiro. Segundo a BH Airport,
operadora do terminal, um avião da companhia, que fazia a rota Guarulhos–Londres, teve
que realizar um pouso de emergência por volta das às 1h43 de hoje.

Os pneus foram danificados e terão que ser trocados na pista para que a aeronave possa ser
retirada do local. Os passageiros foram retirados em segurança, mas o aeroporto teve de ser
fechado para pousos e decolagens. Com isso, todos os voos com destino a Belo Horizonte
estão sendo direcionados a outros aeroportos.

O problema afeta o funcionamento de Guarulhos, em São Paulo. Da meia-noite até as 8h,
19 voos atrasaram. Das 100 chegadas previstas para esse período, 11 atrasaram e uma foi
cancelada. Das 74 partidas, oito tiveram atrasos e duas foram canceladas. Neste momento,
segundo a GRU Airport, que administra o terminal, três chegadas e duas partidas enfrentam
atrasos.

Em nota, a Latam informou que o voo LA 8084 saiu à 0h30 e teve que alternar o voo para
Belo Horizonte por razões técnicas. “Durante o pouso, à 1h43, os pneus foram danificados e
terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada
pelo menos até as 19h”, informou a companhia.  

“Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e um
alterado". A Latam pede aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente
na página status de voos antes de se dirigir ao aeroporto.


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