Clipping

17/05/18

CLIPPING 17/05/2018

O GLOBO

Voadora é condenada a pagar indenização por prejudicar voo de criança

https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/justica-do-rio-condena-voadora-pagar-indenizacao
-por-perda-de-conexao-de-crianca.html

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Especialistas consideram resolvido o mistério do avião desaparecido
da Malaysia Airlines

Cleve R. Wootson Jr

Todas menos uma das 392 pessoas no trágico voo MH370 da Malaysia Airlines provavelmente
estavam inconscientes, incapacitadas pela súbita despressurização do Boeing 777, e não
tinham como saber que seguiram durante horas uma rota sinuosa para a morte.

Um grupo de peritos em aviação disse no domingo (13) que nesse trajeto houve um breve mas
revelador desvio perto de Penang, na Malásia, a cidade natal do capitão do voo, Zaharie
Ahmad Shah.

Em duas ocasiões, quem estava no comando do avião —e provavelmente era a única pessoa
acordada— inclinou a aeronave à esquerda. Os especialistas acreditam que o piloto Zaharie
estava dando uma última olhada.

Essa é a teoria assustadora que a equipe de analistas reunida pelo programa de TV 60
Minutes da Austrália apresentou sobre as últimas horas do MH370.

Eles suspeitam que o desaparecimento e a aparente queda do avião em 2014 foi o suicídio de
Zaharie, então com 53 anos, e um ato premeditado de assassinato em massa.

Mas primeiro, disseram os especialistas, Zaharie teria despressurizado a aeronave, deixando
inconscientes todas as pessoas que não estivessem usando máscara de oxigênio. Isso
explicaria o silêncio do avião enquanto ele se desviava violentamente do curso: nenhum
pedido de socorro do rádio do aparelho, nenhum texto final de despedida, nenhuma ligação de
emergência que não conseguiu se completar.

Isso também explicaria como quem estava no controle teve tempo para manobrar o avião até
seu local final.

Os destroços não foram encontrados, apesar das centenas de milhões de dólares gastos na
busca durante quatro anos. O segredo do que aconteceu nos momentos finais do malfadado
voo —e o motivo por trás de tudo— provavelmente morreu com seus passageiros e o piloto.

Mas a equipe do 60 Minutes, que incluía especialistas em aviação, o ex-chefe do
Departamento de Segurança nos Transportes da Austrália, encarregado de investigar a queda
do MH370 e um oceanógrafo, apresentou o que eles consideram a teoria mais provável.

"A coisa mais discutida é o ponto em que o piloto desligou o transponder, que ele
despressurizou o avião, o que incapacitaria os passageiros", disse Larry Vance, um
investigador de aeronaves veterano do Canadá. "Ele estava se matando. Infelizmente, estava
matando todos os outros a bordo. E fez isso deliberadamente."

O suposto suicídio de Zaharie poderia explicar um fato estranho no trajeto final do avião: a
inesperada curva à esquerda.

"O capitão Zaharie baixou a asa para ver Penang, sua cidade natal", disse no 60 Minutes
Simon Hardy, um piloto graduado e instrutor de Boeings 777.

"Se você olhar cuidadosamente, verá que é realmente uma curva à esquerda, e então inicia
uma longa curva à direita. E depois [ele faz] mais uma curva à esquerda. Por isso passei muito
tempo pensando o que poderia significar, que motivo técnico havia para isso, e depois de dois
ou três meses pensando finalmente tive a resposta: alguém estava olhando para fora pela
janela."

"Poderia ser um longo e emocionado adeus", acrescentou Hardy. "Ou um curto adeus
emocionado à sua cidade natal."

O voo 370 desapareceu em 8 de março de 2014, pouco depois de sair de Kuala Lumpur, com
239 pessoas a bordo que seguiam para Pequim.

A aeronave teria caído no extremo sul do oceano Índico.

Os governos de Malásia, China e Austrália cancelaram a busca oficial em janeiro de 2017. O
relatório final do Departamento de Segurança nos Transportes australiano disse que as
autoridades não chegaram mais perto de saber os motivos do desaparecimento do avião ou a
localização exata de seus destroços.

Mas os especialistas do 60 Minutes tentaram responder a uma das principais perguntas que
cercam o voo: como uma aeronave moderna, seguida por radar e satélites, simplesmente
desaparece?

Porque Zaharie quis isso, respondem eles. E o piloto experiente, que tinha quase 20 mil horas
de voo e havia construído um simulador de voo em sua casa, sabia exatamente como fazer
isso.

Por exemplo, a certa altura, ele voou perto da fronteira da Malásia com a Tailândia, em
ziguezague pelo espaço aéreo dos dois países, segundo Hardy. Mas nenhum deles
consideraria o avião uma ameaça, porque estava na borda de seu espaço aéreo.

"Ambos os controladores não se importaram com aquela misteriosa aeronave porque ela
desaparecia de repente de cada espaço aéreo", disse Hardy. "Se você me contratasse para
essa operação e tentar fazer um 777 desaparecer, eu faria o mesmo. No que me diz respeito,
é um voo muito preciso, e ele fez o serviço."

Mas, como escreveu a News.com.au, as hipóteses dos especialistas são apenas teorias —e
não totalmente novas.

Zaharie e o copiloto, Fariq Abdul Hamid, foram os principais suspeitos no desaparecimento do
avião desde o início. Havia rumores de que o casamento de Zaharie estaria terminando e que
ele derrubou o avião após saber que sua mulher estava prestes a partir, segundo o site de
notícias.

Outra teoria foi que ele sequestrou o avião em protesto pela prisão de Anwar Ibrahim, que era
na época o líder da oposição na Malásia.

Um grupo chamado Brigada de Mártires Chineses reivindicou a responsabilidade pela queda,
mas autoridades céticas disseram que era uma farsa.

Dois homens no avião viajavam com passaportes falsos, mas um deles era aparentemente um
solicitante de asilo, e nenhum tinha ligação com o terrorismo.

Os destroços do avião, é claro, poderiam fornecer alguma ideia sobre o que causou sua
queda, e equipes ainda procuraram por ele neste ano.

A última tentativa de encontrá-lo foi um esforço de US$ 70 milhões (R$ 257 milhões) de uma
empresa do Texas chamada Ocean Infinity, segundo a agência Associated Press. A missão
rastreou 800 km2 por dia durante três meses de busca.

O executivo-chefe da Ocean Infinity, Oliver Plunkett, disse que a tecnologia da empresa tinha
funcionado "excepcionalmente bem", coletando "quantidades significativas de dados de alta
qualidade".

Mas não encontrou vestígios do MH370.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Justiça manda aérea indenizar passageira com deficiência física impedida
de continuar no avião

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-manda-aerea-indenizar-passageira-com
-deficiencia-fisica-impedida-de-continuar-no-aviao/

 

GLOBONEWS EM PAUTA

Programa de TV australiano mostra indícios de suicídio do piloto da
Malaysia Airlines

http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-em-pauta/videos/v/programa-de-tv-australiano
-mostra-indicios-de-suicidio-do-piloto-da-malaysia-airlines/6741286/

 

PANROTAS

Copa Airlines oficializa data de voo inédito para Barbados

https://www.panrotas.com.br/aviacao/novas-rotas/2018/05/copa-airlines-oficializa
-data-de-voo-inedito-para-barbados_155567.html

Copa e Universal anunciam vencedores de campanha

https://www.panrotas.com.br/mercado/agencias-de-viagens/2018/05/copa
-e-universal-anunciam-vencedores-de-campanha_155561.html

Dreamliner da Qantas é rebocado por carro da Tesla; veja vídeo

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/05/dreamliner-da-qantas-e
-rebocado-por-carro-da-tesla-veja-video_155563.html

Aerolíneas Argentinas leva parceiros do Brasil a Chapelco

https://www.panrotas.com.br/aviacao/parcerias/2018/05/aerolineas-argentinas
-leva-parceiros-a-chapelco_155547.html

 

MERCADO E EVENTOS

Voos da Azul entre Belo Horizonte e Jericoacoara passam a ser regulares

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/voos-da-azul-entre-belo-horizonte-e
-jericoacoara-passam-a-ser-regulares/

Fluxo internacional no aeroporto de Maceió cresce 104% de janeiro a abril

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/fluxo-internacional-no-aeroporto-de-maceio
-cresce-104-de-janeiro-a-abril/

Copa Airlines anuncia operações inéditas para Barbados

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/copa-airlines-anuncia
-operacoes-ineditas-para-barbados/

Lufthansa aprimora qualidade de sono com a “Dream Collection” em voos
ao Brasil

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/lufthansa-aprimora-qualidade-de-sono-com
-a-dream-collection-em-voos-ao-brasil/

Latam passa a calcular quantidade de combustível para cada
voo automaticamente

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-passa-a-calcular
-automaticamente-quantidade-necessaria-de-combustivel-para-cada-voo/

Avianca negocia prorrogação de entrega de novas aeronaves

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/avianca-negocia-prorrogacao
-da-entrega-de-novas-aeronaves

Air Italy recebe o 1° B737 MAX 8 de sua frota

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-italy
-recebe-o-1-b737-max-8-de-sua-frota/

 

JORNAL DE TURISMO

Azul é a companhia aérea mais bem avaliada em ranking de satisfação
dos Clientes

https://www.jornaldeturismo.tur.br/aviacao/80911-azul-e-a-companhia-aerea-mais-bem-avaliada
-em-ranking-de-satisfacao-dos-clientes

 

 


abear no facebook

abear no twitter

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
04028-002 | Moema | São Paulo/SP
+ 55 11 2369-6007

Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 8º andar, Sala 832
20020-080 | Centro | Rio de Janeiro/RJ
+ 55 21 2532-6126

Brasília

SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
70070-944 | | Brasília/DF
+ 55 61 3225-5215

(default) 12 queries took 16 ms
NrQueryErrorAffectedNum. rowsTook (ms)
1SELECT `Configuracao`.`id`, `Configuracao`.`tag_title`, `Configuracao`.`tag_keywords`, `Configuracao`.`tag_description`, `Configuracao`.`facebook`, `Configuracao`.`logo_file`, `Configuracao`.`logo_th_hidden`, `Configuracao`.`twitter`, `Configuracao`.`youtube`, `Configuracao`.`linkedin`, `Configuracao`.`google_analytics`, `Configuracao`.`email_destinatario`, `Configuracao`.`email_cc`, `Configuracao`.`email_remetente_host`, `Configuracao`.`email_remetente`, `Configuracao`.`email_remetente_senha` FROM `abear_2014`.`tb_configuracoes` AS `Configuracao` WHERE 1 = 1 LIMIT 1110
2SELECT `Endereco`.`id`, `Endereco`.`logradouro`, `Endereco`.`numero`, `Endereco`.`complemento`, `Endereco`.`bairro`, `Endereco`.`cep`, `Endereco`.`cidade`, `Endereco`.`estado`, `Endereco`.`telefone1`, `Endereco`.`telefone2`, `Endereco`.`fax`, `Endereco`.`email_rodape`, `Endereco`.`ativo`, `Endereco`.`ordem` FROM `abear_2014`.`tb_enderecos` AS `Endereco` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Endereco`.`ordem` ASC330
3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000
6SELECT `VideoCategoria`.`id`, `VideoCategoria`.`nome_ptbr`, `VideoCategoria`.`nome_eng`, `VideoCategoria`.`nome_esp`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_eng`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_esp`, `VideoCategoria`.`created`, `VideoCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_video_categorias` AS `VideoCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
7SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`nome_eng`, `GaleriaCategoria`.`nome_esp`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_eng`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_esp`, `GaleriaCategoria`.`created`, `GaleriaCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
8SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping-17-05-2018' LIMIT 1000
9SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`texto_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr`, `Clipping`.`data` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` = 'clipping-17-05-2018' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1119
10SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 464 AND `Clipping`.`id` < 464 ORDER BY `Clipping`.`id` DESC LIMIT 1111
11SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 464 AND `Clipping`.`id` >= 463 AND `Clipping`.`id` != 464 ORDER BY `Clipping`.`id` ASC LIMIT 2220
12SELECT `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`id` <> 464 AND `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1010106